10 PRAIAS NO ALGARVE PARA DESCOBRIR ESTE VERÃO

Na época balnear é sempre um lugar super concorrido, mas mesmo assim vale a pena partir à descoberta de algumas praias que, apesar de já serem conhecidas de muitos, não deixam de encantar.

Aproveitei a semana dos feriados de junho para passa-las a pente fino. Bem levei a prancha, mas Vale Figueira, Zavial e Porto de Mós foram as únicas onde consegui molhar o fato. Mas, de resto, estava perfeito para banhos!

Praia do Carvalhal

CARVALHAL

Antes de chegar a Melides, vire na placa que diz Carvalhal e todo um mundo se abre. Da estrada principal ninguém diz que mais para dentro vamos encontrar uma vila veraneia que culmina numa extensa praia. Boa para levar a família. Mas prepare-se que o parque de estacionamento também faz preço de verão — 4€ (!!!).

Praia do Amado

AMADO

Junto à Carrapateira, o Amado tornou-se numa das praias mais concorridas a sul, principalmente por turistas que vão tentar a sua sorte no surf pela primeira vez. Mas o areal é vasto e há espaço para todos.

Porém, cuidado com o que deixa no carro. Contam as gentes locais que o parque de estacionamento é propício a roubos. Por isso, evite estacionar entre caravanas (e são muitas as que costumam parar por lá) e leve todos os seus pertences consigo.

Praia do Vale Figueira

VALE FIGUEIRA

Vento norte? Parece não ser grande problema para quem quer passar um dia de praia em Vale Figueira, perto de Aljezur.

As arribas protegem aquele pedaço de areia e o difícil mesmo será aguentar o calor. E já vos disse que consegui surfar aqui? 🙂 Em dias em que a ondulação é pequena (pequena demais para dar a volta ao cabo e entrar para a costa sul) esta é uma ótima opção.

Praia do Beliche

BELICHE

Entramos agora na zona de Sagres e, claro, uma das minhas favoritas para surfar.

Esta pequena praia encontra-se num enclave, bem lá em baixo, por isso, super protegida do vento.

Também as ondas aqui são especiais, porque refletem nas arribas e elevam-se em pequenos picos que puxam pela mestria do surfista.

Duas dicas: nos dias bons, evite estar no pico onde estão os surfistas locais. Eles são “atacados” o ano todo por milhares de surfistas estrangeiros, por isso, quando está mesmo bom, não têm muita paciência para dividir ondas com quem não é da terra. E, ainda, guarde um bocadinho de força (e vontade) para fazer a subida de volta para o carro. É obra!!

Praia do Tonel

TONEL

É a praia que recebe mais ondulação em Sagres, por isso uma boa opção se quiser surfar nos dias mais pequenos. Apesar disso, não é fácil apanhar ondas perfeitas. Seja como for, vale a pena espreita-la.

Também aqui, atenção ao estacionamento do carro e aos bens que deixa lá dentro.

Praia da Mareta

MARETA

A linda Praia da Mareta. E também uma das mais concorridas, quer por banhistas, quer por surfistas.

São raros os dias em que a água não está verde transparente e, por isso, sempre fotogénica.

Praia do Barranco

BARRANCO

Junto da Raposeira, Vila do Bispo, esta é uma praia que durante anos e anos foi mantida em segredo. É pequenina e paradisíaca!!

Mas, com o passar do tempo e o passa a palavra, foi ganhando mais público. Principalmente, por parte da comunidade hippie. Não é raro encontrar lá muitas caravanas (por vezes demais para o espaço que é).

Não tem propriamente setas a indicarem como lá chegar, mas basta perguntar a alguns locais e seguir pela estrada de terra batida.

Praia do Zavial

ZAVIAL

A poucos quilómetros do Barranco, passando pela Ingrina (faltou-me tirar fotos lá!!), vai chegar ao Zavial.

Como não podia deixar de ser, a praia é muito bela e ótima para passar um bom dia de praia. E, se a ondulação permitir, é perfeita para surfar. Mas, atenção, as ondas aqui ganham outra força e nos dias maiores é preciso já ter alguma experiência para surfar neste local.

Praia do Porto de Mós

PORTO DE MÓS

Junto a Lagos vai encontrar Porto de Mós, uma praia perfeita para um dia passado em família.

A entrada do areal costuma ser concorrida para colocar o chapéu de praia, mas encha-se de coragem e caminhe um pouco mais para o lado direito. Vai encontrar muita areia com muito menos gente.

Nos dias em que entra ondulação na costa sul, esta é também uma boa opção para colocar a prancha na água.

Praia da Rocha

ROCHA

Acabo com a típica praia algarvia: espreguiçadeiras até onde a vista alcança, vendedores de bolas de Berlim (e há para todos os gostos), gaivotas para pedalar, banhistas a tomarem banho, a jogar à bola, etc, etc. Já para não falar dos bares à beira da praia.

Não é (nada) o meu tipo de praia, mas cá fica a sugestão se quiser sentir o pulso ao típico verão algarvio.

 

Já conhece o Algarve? Conhece outras praias que merecem ser visitadas? Deixe o comentário em baixo.

☀️

Vai também gostar de ler:

5 comments

  1. Não percebi se o post era para mostrar 10 praias a descobrir ou as 10 praias para surfar. De qualquer maneira, acho que faltam aí praias memoráveis, a maior parte no concelho de Lagoa:

    – Praia do Carvalho (nunca vi coisa igual)
    – Praia da Marinha
    – Praia de Vale Centeanes
    – Algar de Benagil (uma mistura de gruta com praia, só acessível por água)

    – Praia dos Três Irmãos (Portimão)

    1. Olá. A ideia inicial era fazer surf em cada uma delas, porém, o oceano não é como um ginásio e não basta aparecer. Ele é que decide se conseguimos colocar a prancha na água ou não. 🙂 Em todo o caso, são praias lindas que merecem ser conhecidas por quem ainda não as visitou. Tal como eu quero descobrir estas que indicas aqui. 🙂 Obrigada pelas dicas. Agora fiquei super curiosa.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: