4 LOJAS A NÃO PERDER NO PORTO

Quem visita o Porto tem muito para ver. Mas existem alguns espaços de comércio que, para mim, são incontornáveis. Quer conhecê-los?

A CASA ORIENTAL

Casa Oriental Porto

Mesmo ao lado da Torre dos Clérigos, um dos ex-libris da cidade do Porto, a Casa Oriental é uma das lojas mais antigas da cidade.

A banca à entrada, por norma iluminada pelas cores vivas das frutas e legumes da época, é o chamariz para entrar.

No interior, esta mercearia que nasceu em 1910, oferece os mesmos produtos de outras épocas, mas também algumas inovações do presente.

Casa Oriental Porto

A Casa Oriental surgiu para comercializar as mercadorias que no início do séc. XX chegavam ao norte do país oriundas das colónias portuguesas, a Oriente e em África.

As colónias foram extintas mas a importância desta loja resistiu.

 

LIVRARIA LELLO

Livraria Lello

Dizer que uma livraria faz parte de qualquer roteiro turístico pelo Porto pode parecer estranho, mas se chegar à porta da Lello e espreitar o seu interior vai perceber porquê.

Nascida em 1906, esta casa foi desde sempre ponto de encontro dos homens das letras e das artes, palco de tertúlias e fonte de inspiração para escritores. Hoje, a Livraria Lello é procurada por milhares de pessoas que querem admirar a arquitetura do edifício (da autoria de Francisco Xavier Esteves) e apreciar as estantes em madeira trabalhada ou a grande escadaria que dá acesso ao andar superior.

Livraria Lello

A afluência de pessoas a este local é de tal forma grande, que os responsáveis decidiram começar a cobrar a entrada. Afinal, a livraria estava quase sempre lotada por turistas, dando pouco espaço a quem realmente queria apreciar os livros e até comprá-los.

A vantagem é que, caso queira adquirir um exemplar, o valor da entrada será descontado no final.

 

A VIDA PORTUGUESA

A Vida Portuguesa

Vizinha da Livraria Lello, na Rua da Galeria de Paris, surge um edifício centenário que alberga a antiga loja Fernandes Mattos. E é no primeiro andar desta que pode encontrar A Vida Portuguesa.

Esta não é uma loja exclusiva. Já existem quatro em todo o país (a primeira a surgir foi em Lisboa). Mas é a única que recuperou um espaço de mais de 300 m2, numa zona nobre da Invicta, fazendo um total reaproveitamento da luz natural que passa pelas grandes janelas e a utilização dos móveis de origem.

Não é à toa que esta loja foi a primeira a constar do Retail Directory  da revista Wallpaper, em 2010.

E tendo em conta que os produtos vendidos pel’A Vida Portuguesa são de marcas antigas e genuinamente portuguesas, nada mais indicado.

 

MERCEARIA DAS FLORES

Mercearia das Flores

E já que falamos de artigos genuínos portugueses, a Mercearia das Flores é outros dos locais a visitar no Porto.

A loja localizada na Rua das Flores é pequena e simples, mas os produtos de grande qualidade. Pode degustá-los mesmo ali ou levar para casa… ou fazer as duas coisas!

Desde as conservas, aos queijos, passando pelo mel e doces conventuais. Tudo aqui apela à gulodice.

Em dias de bom tempo, aproveite para experimentar uma bela cerveja artesanal na pequena esplanada. Tem muitas por onde escolher.

Agora é sua vez: Já alguma vez visitou o Porto? Qual o seu espaço preferido na cidade? Conte tudo na caixa de comentários.

💈

Vai também gostar de ler:

19 comments

  1. São realmente quatro espaços que também gosto muito. Principalmente a Livraria Lello e a Casa Oriental porque conseguiram manter a arquitetura. Aliás, a Casa Oriental está totalmente renovada e é de ficar com os olhos pregados em tudo 😀

  2. Gostei muito do post e das indicações.
    Fazer comprinhas sempre faz parte do meu roteiro de viagem e é um dos prazeres em qualquer viagem descobrir lugares legais pra compras nos destinos que visito!

  3. O Porto é das minhas cidades preferidas, não em Portugal mas no mundo. Destas 4 lojas apenas conheço a Lello, não conheço as outras. Graças a este artigo vou poder explorar mais uns cantinhos na cidade Invicta! obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: