5 MEDIDAS PARA SE PROTEGER DO ZIKA

A notícia não é nova mas está a tornar-se cada vez mais preocupante. O vírus do Zika está se propagou por grande parte dos Estados brasileiros e parece estar também a alastrar-se de forma alarmante para os países da América Latina.

Se está grávida a solução é uma só: Não viaje para estes países! As consequências que este vírus tem nas mulheres grávidas e nos fetos são gravíssimos, por isso, se a viagem que tem marcada for por opção, desmarque. Existem companhias aéreas que já noticiaram que poderão devolver o valor da viagem. Informe-se junto da sua.

Mas para quem vai viajar para estes países nunca é demais relembrar algumas ações que pode tomar para evitar ser picado pelo mosquito transmissor.

7111296-3x2-700x467

1. Elimine todos os focos de água parada

O mosquito precisa de água parada para colocar os seus ovos. Por isso, quando chegar ao seu destino, evite o uso de vasos de plantas que tenham prato (onde a água acumula), recipientes de água de animais domésticos, garrafas e baldes devem ser guardados de pernas para o ar. Reservatórios de água devem ser cobertos, tal como as piscinas, se não tiverem tratamento de cloro. Ah, e não se esqueça de baixar o tampo da sanita sempre que a usar

2. Use repelente

Passe repete em todas as zonas do corpo que estiverem expostas, várias vezes ao dia. Caso use protetor solar é importante que volte a passar repelente a seguir, para que o protetor não reduza os efeitos.

3. Use roupas compridas

Eu sei que nestes países a última coisa que queremos é usar manga comprida ou umas calças, mas estas peças de vestuário podem ajudar a manter o mosquito afastado da sua pele. Principalmente ao nascer e ao pôr do sol.

4. Proteja-se em casa

Dentro de casa o seu melhor amigo pode muito bem ser os sistemas de proteção contra melgas e mosquitos. Há daqueles feitos à base de citronela, que se queimam tal como paus de incenso, ou sistemas mais avançados que se ligam à corrente. Na hora de dormir, nada melhor que um bom mosquiteiro para proteger o corpo e o sono.

 

5. Cuide do seu lixo

Não deixe sacos abertos. Feche sempre o seu lixo e evite acumulações desnecessárias.

💈

 

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: