Maravilhas de Portugal — Dornes, a aldeia ribeirinha

Dornes

Dornes foi recentemente eleita uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Aldeias Ribeirinhas.

Banhada pelo Zêzere, a muito antiga localidade sempre se destacou pelo seu posicionamento, numa língua de terra que entra pelo rio adentro, rodeada apenas por água e vegetação.

Dornes

Tive oportunidade de conhecer Dornes numa reportagem que fiz para o site da Via Verde. Até então, apenas havia visto fotos e a curiosidade era grande.

Ainda não tinha chegado o verão e, com ele, as hordas de turistas que costumam invadir a aldeia. As ruas estavam quase desertas e muito do comércio local encerrado, adivinhando abertura apenas durante os fins de semana ou nos meses mais quentes.

Por isso, fui uma verdadeira privilegiada por ter tido aquela aldeia quase só para mim.

Dornes

 

Ao som do Zêzere

A pequena aldeia de Dornes vive do turismo. De quem procura passar dias descansados junto ao Zêzere, entregando-se a atividades náuticas ou à pesca, ou quem está apenas de visita para conhecer um pouco mais sobre a história daquela bonita povoação.

Os Templários tiveram aqui raízes e a comprová-lo está uma torre que conseguiu resistir à passagem do tempo e que se eleva sobre o pequeno casario.

Também a Igreja da Nossa Senhora do Pranto é outro dos locais de visita por excelência nesta aldeia, remetendo a sua construção ao século XIII.

Dornes Dornes Dornes Dornes Dornes Dornes

Mas são mesmo as magníficas paisagens do Zêzere que não deixam de encantar. Seja qual for o ponto de onde estamos a olhar.

Como chegar a Dornes

De carro, claro! A aldeia fica a 12 km de Ferreira do Zêzere, que, por seu turno, fica a 185 km do Porto e a 150 km de Lisboa. E assim terá também a oportunidade para conhecer outros locais próximos, como a albufeira de Castelo de Bode.

Não posso deixar de sugerir que planeie a visita para um dia de semana, talvez na primavera ou no outono, quando as temperaturas são agradáveis e a aldeia mais sossegada. Assim vai conseguir sentir o verdadeiro ritmo de Dornes e apreciar toda a sua beleza.

Caso queira passar mais algum tempo na região, não deixe de espreitar os alojamentos disponíveis na caixa em baixo. Se fizer a sua reserva através daqui, vai estar a ajudar o blog e não paga mais por isso. 😉

Alojamentos Ferreira do Zêzere

 

Gostou do artigo? Faça Pin!

Dornes

Vai também gostar de ler:

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: