Uma Masterclass com Ami Vitale

Ami Vitale National Geographic Exodus Aveiro Fest

Ami Vitale é uma fotógrafa que eu sigo de perto nas redes sociais. Quando soube que ela era uma das convidadas do National Geographic Exodus Aveiro Fest foi meio caminho andado para comprar logo o bilhete para o festival.

Não só Ami falou numa das Speaking Sessions do evento, como tive oportunidade de participar na sua masterclass, onde falou sobre como contar uma história única através de imagens.

Ami Vitale National Geographic Exodus Aveiro Fest
A qualidade da imagem não é boa, mas estávamos numa sala às escuras, apenas com a luz do projetor

Truques de uma especialista

A masterclass de Ami Vitale durou três horas, mas foi como se apenas tivesse passado 30 minutos.

A fotógrafa do National Geographic começou por referir como na revista para a qual trabalha nunca são aceites imagens manipuladas, quer em pós-produção como encenadas para o efeito. Assim, aquelas imagens que vemos na publicação ou nas redes sociais são a realidade, apenas fruto de boa iluminação (na maioria das vezes natural) como da arte do fotógrafo.

Para Ami Vitale, o truque para conseguir uma boa fotografia ou contar uma história real está em ganhar a empatia das comunidades ou o sujeito que queremos alcançar. Para isso, há que fazer várias visitas ao local, conhecer as pessoas, introduzir-nos no seu dia-a-dia e só então começar a trabalhar no que nos levou lá.

Ami reviu os vários elementos que fazem uma história, a importância da iluminação, explicou como fazer o pitch de um projeto ou os cuidados a ter com a proteção dos direitos de autor de uma imagem.

Ami Vitale National Geographic Exodus Aveiro Fest

Ami Vitale e o National Geographic Exodus Aveiro Fest

A masterclass com Ami Vitale foi para mim um dos momentos altos daquela que foi a primeira edição do National Geographic Exodus Aveiro Fest. O evento reuniu em Portugal nove dos fotógrafos e videografos mais conhecidos da atualidade. Para além de Ami subiram ao palco do Centro de Congressos de Aveiro nomes como os de Michael Clark, Peter McBride, Oliver Astrologo, o português Mário Cruz, entre outros. Sem esquecer Reza Deghati, reconhecido como personalidade do ano.

Muito aprendi nos três dias deste evento, ensinamentos que agora espero que transpareçam nas imagens que vos trago aqui no blog. 🙂

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: