BANHOS NO CALOR DA TERRA

Açores Azores

Durante a semana que passei na ilha de São Miguel, nos Açores, fiz questão de visitar dois destes lugares. Sempre havia ouvido falar deles e, afinal, quem não gosta de tomar banho em água quente?…

A CALDEIRA VELHA

A primeira paragem foi a Caldeira Velha. Localizada na encosta da Serra de Água de Pau, ao passarmos os portões da entrada para este parque começamos a pisar um caminho que nos leva por uma densa vegetação luxuriante, acompanhando um curso de água que corre por entre as rochas que marcam a paisagem.Caldeira Velha   Caldeira Velha Caldeira VelhaCaldeira Velha

O percurso passa por uma fumarola, onde a água borbulha devido às altas temperaturas, e por uma poça pequena que serve de introdução aos banhos. Mas o ex-libris deste local é uma cascata sob a qual ninguém resiste a colocar o corpo, apesar da força da água quente a cair.

Caldeira Velha Caldeira Velha Caldeira Velha Caldeira Velha Caldeira Velha

Na Caldeira Velha pode ainda visitar um Jardim de Plantas Endémicas, típicas da região. Para entrar na Caldeira terá que pagar 2€, um preço simbólico se tiver em consideração a riqueza natural do local e os momentos de pura descontração que lhe oferece.

POÇA DA DONA BEIJA

Na Poça da Dona Beija, na freguesia das Furnas, o preço da entrada já sobe mais um pouco: 4 €. Mas também aqui a beleza natural do local e as várias piscinas, ou poças, fazem esquecer de imediato o valor cobrado.

Poça Dona Beija Poça Dona Beija Poça Dona Beija

Na margem da Ribeira dos Lameiros, entramos numa zona termal organizada, com várias nascentes e três piscinas principais a diferentes temperaturas, numa variação entre o quente e o muito quente.

Poça Dona BeijaPoça Dona Beija

Poça Dona Beija Poça Dona Beija

Mas tenha em atenção que se está a banhar em águas férreas, por isso, não é muito aconselhável ficar períodos prolongados dentro de água. Na verdade, abusei um pouco quando lá estive e à noite fiquei com uma certa dor de cabeça e sem apetite.

Outra dica a ter em conta é que esta água rica em ferro não é amiga dos materiais de que são feitos os fatos de banho, por isso procure levar aquelas peças mais antigas e que não terá pena de perder.

Visitar a Caldeira Velha e a Poça da Dona Beija deve fazer parte de qualquer visita a São Miguel. É a forma perfeita de sentir ainda mais a beleza e a força interior daquela ilha dos Açores.

Piscina Termal Açores

Gostou do Post? Guarde o Pin!

👙

Vai também gostar de ler:

27 comments

  1. Que delicia de lugar, é o tipo de lugar que me sinto bem e gosto de estar! Não tinha conhecimento sobre este lugar, mas tá anotado! Mais um belo lugar que descubro em seu blog! Obrigado por compartilhar!

  2. Obrigada por me trazeres de volta estas imagens, que estão sempre na minha memória, Marlene! Gostei muito das tuas fotos e conselhos. Agora quero mesmo voltar a viajar para lá, de preferência trazendo imagens para o portoenvolto.com 🙂
    Beijinho

  3. Ah, gente, já tô me imaginando em Açores tomando um banho nessas águas termais…
    Achei os preços bem bacanas! Surpreendeu.
    Adorei as dicas, Marlene! Obrigada! 🙂
    Beijo!

  4. Olá Marlene!!

    Já estive em São Miguel e não falhei nem a Caldeira nem a Poça e meu deus que saudades ao ver estas fotos!

    São Miguel é o paraíso!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: