3 LOCAIS INCRÍVEIS PARA DESCOBRIR O BUDISMO NO SRI LANKA

Budismo Cave Temples

O Sri Lanka é uma miscelânea de religiões. Budismo, Hinduísmo, Islamismo e Cristianismo convivem lado a lado, porta a porta. É fácil cruzarmo-nos com uma mesquita ou um templo hindu, já para não falar nas estupas que espreitam entre a vegetação.

Na minha viagem ao Sri Lanka foram os templos budistas que mais me cativaram, em especial estes três locais de culto, fascinantes na sua forma e história.

Peace Pagoda, Galle

Budismo Peace Pagoda

Este templo chamou-me a atenção quando visitava o Forte de Galle. No meio da vegetação, do outro lado da baía, uma grande cúpula branca destacava-se no meio do verde da montanha.

Seguindo a estrada no sentido de Unawatuna e depois de algumas indicações cheguei ao Rumassala Peace Pagoda. Este símbolo de paz (“peace” ☮) e do Budismo nasceu das mãos de monges japoneses, em 2005. Estes religiosos têm como missão construir templos em locais marcados por guerra, como era o caso na altura em que este foi erguido.

A entrada no templo é gratuita. Contudo, é correto deixar um donativo aos monges numa das caixas que se encontram à entrada.

Budismo Peace Pagoda Budismo Peace Pagoda

 

Cave Temples, Dambulla

Budismo Cave Temples

Este complexo de templos situam-se a 160 metros de altura, por isso, prepare-se para subir alguns degraus.

Embutidos na pedra, este templo reúne cinco cavernas que guardam cerca de 150 estátuas do Buda. Podemos ainda ver várias pinturas consideradas como algumas das mais importantes do Sri Lanka.

Segundo a história, as primeiras figuras foram trazidas para aquele local há 2 mil anos atrás e, posteriormente, sucessivos governantes contribuíram para o crescimento da coleção e, claro, do templo.

A entrada neste espaço é gratuita. Mas prepare-se para pagar para guardar os seus sapatos ou por um sarong, caso esteja de trajes mais reduzidos.

Optámos também por contratar um dos guias que oferecem os seus serviços logo à entrada. Mas, confesso, que a complexidade dos nomes e o inglês um pouco arranhado do nosso especialista tornou difícil perceber as explicações na totalidade.

Budismo Cave Temples Budismo Cave Temples Budismo Cave Temples Budismo Cave Temples Budismo Cave Temples Budismo Cave Temples

 

Temple of the Sacred Tooth Relic, Kandy

Budismo Temple of The Sacred Tooth

Kandy é a capital cultural do Sri Lanka mas é igualmente o local onde encontramos o Templo do Dente Sagrado… “Dente Sagrado?”… sim, é verdade. Conta a história que depois do funeral de Buda, em 482 a.C., foi encontrado um dente nas cinzas da cremação. A relíquia terá entrado no Sri Lanka no séc. IV d.C.. Primeiro terá permanecido na antiga cidade de Anuradhapura, mas no decorrer da história do país foi mudando de localização, até porque se acreditava que quem detivesse o dente detinha o poder.

O Templo do Dente Sagrado foi construído em finais do séc. XVII. Os budistas acreditam que deve ser feita uma peregrinação a este local pelo menos uma vez na vida contribuindo para um bom karma.

Por isso, prepare-se para pagar entrada e encontrar um complexo bastante movimentado, principalmente na sala principal que guarda o dente sagrado, na hora da puja (oração e oferendas).

Apesar de não chegarmos a ver a relíquia, uma vez que está guardada no interior de uma estupa dourada, o ambiente que se sente neste local é notável.

Budismo Temple of The Sacred Tooth Budismo Temple of The Sacred Tooth Budismo Temple of The Sacred Tooth Budismo Temple of The Sacred Tooth

Descobrir o Budismo no Sri Lanka

Deixo-vos aqui com um cheirinho da visita a estes três templos.

Budismo Pinterest Post

Gostou do Post? Guarde o Pin!

Vai também gostar de ler:

21 comments

  1. Uau, quantos templos lindos! Sou louca para conhecer o Sri Lanka e com esse post me deu mais vontade. Essa diferença de cultura e variedade de locais para visitar é boa demais! Adorei o post, parabéns!

  2. Que lugares incríveis. Apesar de conhecer pouco sobre o Budismo, vários lugares que visitamos acabamos indo conhecer templos budistas. São lindos e ao mesmo tempo bem interessantes. Com certeza esses entrarão na lista. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: