Dino Parque — O maior museu ao ar livre de Portugal

Sou fã do Jurassic Park como qualquer comum dos mortais. Por isso, quando me falaram do Dino Parque, um espaço ao ar livre com uma centena de dinossauros em tamanho real, não pude deixar de relembrar as cenas do blockbuster de Steven Spielberg.

Localizado na Lourinhã, terra conhecida como a capital dos dinossauros, este novo museu vem ocupar cerca de 10 hectares de vegetação e muita história.

Dino Parque

A chegada ao Dino Parque faz-se pela sugestiva Rua Vale dos Dinossauros, na Abelheira, a 5-10 minutos do centro da Lourinhã. Ao fundo desta vai ver a entrada para o parque, guardada por um grande dinossauro. Não há nada que enganar.

Depois de passar pelas bilheteiras entra no núcleo museológico, o qual guarda o espólio que antigamente vivia apertado no pequeno museu no centro da vila. O espaço agora é arejado e até existe uma sala onde os paleontólogos estão a trabalhar, à vista de todos os olhares mais curiosos.

Ossadas reais, achados arqueológicos, réplicas de várias espécies contam a vida destes animais e servem de introdução para o que se segue.

Dino Parque

Para lá do T-Rex

Abandonando o museu, o visitante entra no grande recinto do Dino Parque. Água, vegetação, cercas e painéis informativos por todo o lado e, claro está, 120 animais em tamanho real que se espalham por quatro percursos. Cada caminho representa as quatros épocas mais importantes da história da Terra.

Não vai chamar este parque de “Jurassic Park português” porque o Jurássico é apenas um dos períodos retratados. A ele juntam-se o Paleozóico, o Triásico e o Cretácico. Nomes difíceis com criaturas fascinantes.

Dino Parque

Dino Parque

Os dinossauros do Dino Parque não mexem, não por ser impossível, mas sim para não assustarem os mais novos. Afinal, este é um parque para toda a família.

O delírio da pequenada no Dino Parque

E falando nos mais novos, à espera deles está uma área cheia de areia onde vão poder desenterrar um grande esqueleto de dinossauro. Bem como um pavilhão com uma série de atividades didáticas. Até a mim me apeteceu andar de pá e picareta em punho.

Dino Parque Dino Parque

Dino Parque Lourinhã

Gostou do post? Faça Pin!

Já tinha ouvido falar no Dino Parque? É amante destes gigantes? Qual o seu dinossauro favorito? Partilhe na caixa de comentários em baixo. Vamos falar!

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: