IMAGEM, IMAGEM E MAIS IMAGEM

Este fim de semana andei por casa a fazer reportagem para o blog. Quem mais pode ter a sorte de viver num sítio lindo, digno de destaque num blog de viagens?! 🙂

Por norma, costumo fotografar com a minha Canon EOS Rebel T3i (sim, sim, muitos nunca ouviram falar… fruto de uma compra em Jakarta), mas desta vez decidi fazer tudo com o meu iphone 6, que, diga-se, tem uma ótima imagem!

Pensei que seria mais útil, uma vez que tinha que tirar fotografias gerais, fotografias para o Instagram, fotografias para o Pinterest e, para completar o bolo, captar vídeo para o canal do Youtube. Ufa…

Não me levem a mal. Eu ADORO fotografar com a Canon, mas como queria captar também imagens minhas e estava sozinha, digamos que o tamanho e peso dela não ajuda. 😉

Os fiéis parceiros
Os fiéis parceiros

Mas vários problemas surgiram: volta Canon, estás perdoada! As constantes alterações entre o modo foto / video (que por vezes ia parar a formatos diferentes como time lapse ou ralenti), o autoshutter que teima em tirar 10 fotos de cada vez, bem como a capacidade de armazenamento e a bateria — ao final da manhã tive que dar tudo como terminado, uma vez que já não me permitia tirar mais fotos por falta de espaço e de bateria.

Depressa conclui que isto não é sistema! Mas qual é?

Conseguir uma nova máquina fotográfica? Mais pequena?

Adquirir uma GOPro?

Arranjar um Power Bank?

Gostava de saber a vossa opinião. Qual o material que usam quando viajam e como fazem a gestão de captar foto e vídeo, caso tenham planeado um dia inteiro de passeio? 😐

 

As sugestões acima são apenas alguns produtos que achei interessantes na última campanha da Worten. Caso cliquem nas imagens, estarão a ajudar o blog! 😉

📷

Vai também gostar de ler:

11 comments

  1. Olá Marlene,

    Eu tb já tive os mesmos problemas que tu estás a ter… acredita, todos nós passamos por isso. Primeiro queremos ter aquela câmara espetacular, lentes para tudo e mais alguma coisa, angulares, teles, primes, tudo… 🙂 depois cais na real. Levas tudo em viagem e chegas ao fim e reparas (podes usas o Lightroom para a estatística) que 90% ou mais das fotos foram feitas com uma lente, máximo duas!!!!! E claro, tiveste de andar semanas a carregar aquele peso todo.
    Comigo foi assim.
    Os anos foram passando e começava a ser cada vez mais seletivo. Sim, tb tenho um grande amor pela minha 400d, mas agora está a gozar a reforma.
    Depois começaram a aparecer as câmaras mirroless, e então fez-se luz no mundo da viagem.
    Adquirí uma Fujifilm X-T1, pequena versátil, com uma qualidade de imagem incrível e com wi-fi… As mirrorless são cãmaras sem espelho e sem prisma, logo permitem ter corpos mais pequenos e lentes tb mais pequenas. Estou maravilhado.

    Comigo anda sempre:
    – Fujifilm X-T1 + 18-55
    – 2ª lente (normalmente um 50mm ou uma tele)
    – o telemóvel
    – uma action cam (neste caso a Xiaomi YI)
    – um pequeno tripé…

    Espero que tenha ajudado.
    Abraço

    Sérgio
    http://www.osmeustrilhos.pt

    1. Olá Sérgio, a tua ajuda foi maravilhosa!
      Realmente quando começamos a fazer este tipo de trabalho pensamos que temos mesmo que ter todo e qualquer material. Só assim vamos conseguir captar imagens verdadeiramente boas. Mas pelo que percebi, hoje em dia existem câmaras bem mais pequenas e com uma qualidade incrível.
      Não conhecia o sistema “mirroless”, mas fiquei muito curiosa e já fui dar uma espreitada. Sem dúvida, uma caraterística a aprofundar 😉
      Quanto à Xiaomi tenho ideia que não é prova de água, ou que precisa de ter uma caixa estanque. Se assim for, por causa do surf, um sistema waterproof é sempre melhor para mim 😉
      Mais uma vez, obrigada pelo comentário!

  2. Olá, Marlene. Eu também já andei nessas dúvidas. Tinha uma Nikon D7000 com uma 18-105 que levava numa mochila mais uma 35mm 1.8. Só essa mochila já era a minha bagagem de mão, pelo que tinha que levar a roupa toda (a minha e a da minha mulher) numa pequena mala de cabine. Na viagem ainda tirava fotos com o telemóvel para alimentar o FB e a minha mulher fazia vídeos numa compacta. Para além disso, tinha que levar o computador e um disco portátil para fazer backups das fotos todas as noites.

    Agora, tal como o Sérgio, tenho uma Fujifilm X-T1. Também tenho a 18-55 mas em viagem só levo uma 18-135 que serve para tudo e mais alguma coisa e é resistente à chuva. Na próxima viagem já levo também uma 35mm f2 para quando está mais escuro ou quero fazer fotografia de rua. Estou a pensar deixar de levar o computador e a ponderar comprar isto um disco que se chama Western Digital My Passport Wireless 1TB. Tem uma porta para cartões SD.

    A X-T1 é uma câmara que muitos profissionais estão a comprar ultimamente. E as boas notícias é que acabou de sair a X-T2 (também faz vídeo 4K). Por isso, podes escolher comprá-la ou optar pela mais antiga em segunda mão porque deve haver muitas pessoas a trocar.

    Boas decisões e compras. E viagens, claro!

    1. Olá Luís! Muito obrigada pelo teu comentário! Já vi que é um mal que muitos já sofreram e estou a aprender imenso com a vossa experiência.
      Deixaste ótimas dicas! Já percebi que a X-T1 é mesmo uma das melhores opções que está no mercado e também gostei muito da opção de levar um disco externo para fazer o download das imagens/video em vez do computador. Não só para poupar no transporte, mas até por uma questão de segurança, porque acidentes acontecem.
      Obrigada uma vez mais pela ajuda!!! 🙂 Boas Viagens!

    2. Marlene,

      Quer a xiaomi, quer a Go Pro usam sistemas de caixa estanque. São poucas as câmaras com sistemas de waterproof sem recorrerem a caixas. Normalmente resistem a salpicos e pó, mas underwater… pufff 🙂

  3. Ai a escolha da câmara sempre foi um filme e na verdade a minha tem nem um ano e já quero outra 😀
    Tenho a Canon Rebel T5 e adoro-a pois é mesmo boa para iniciantes mas agora que tirei o curso de fotografia sonho com a Canon 7D… e umas quantas objectivas também haha

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: