Viagem literária por Roma

livro roma

“Roma é uma tradição literária que conta mais do que se vê”. Esta é uma das frases com que António Mega Ferreira termina o seu livro “Roma – Exercícios de Reconhecimento” e uma das quais considero melhor resumir esta obra.

Com viagem marcada para a capital italiana, decidi que este seria o livro ideal para ler antes da partida e que me acompanharia até lá.

De todo, não é um “guia de viagem” normal. Dei conta disso assim que abri o pacote que a Porto Editora tão gentilmente me enviou.

As ilustrações de Piranesi (séc. XVIII), quer na capa como no interior, e uma linguagem que me pôs a questionar alguns termos, apresentaram-me uma Roma pouco evidente.

livro romaConhecer Roma através de palavras

Em “Roma – Exercícios de Reconhecimento” vemos a paixão de António Mega Ferreira pela história da cidade e os principais autores e artistas que deixaram nela o seu cunho.

Mostrou-me capítulos que dificilmente conhecemos numa visita aos monumentos, repletos de turistas e onde não nos conseguimos abstrair da confusão para apreciar os tesouros que estão à nossa frente.

Levar este livro na bagagem até Roma foi, sem dúvida, uma experiência. Abri-lo na Villa Farnesina e compreender a história do local, enquanto sentada no jardim em frente da antiga residência de Chigi; puxá-lo da mala ao chegar ao Castelo de Sant’Angelo; ou lembrar que na Fontana di Trevi, hoje invadida por turistas e pelos apitos da polizia, um dia Anita Ekberg lá mergulhou para Fellini.

livro romaAgora que li “Roma – Exercícios de Reconhecimento” e depois de ter visitado a cidade italiana pela primeira vez, comprendo que tenho de lá voltar um dia e seguir apenas os passos do autor, longe do óbvio.

Tal não é possível numa primeira aproximação a Roma, onde tudo é novo e o tempo foge-nos mais depressa do que desejamos.

O Que Gostei + :
  • Ter um olhar diferente sobre a cidade
  • Os detalhes que um guia de viagem normal não conta
O Que Gostei – :
  • A linguagem, por vezes, técnica demais. Pode deixar perdido um leitor que tenha poucos conhecimentos sobre a história artística da cidade e dos seus autores

livro roma

Se ficou com curiosidade para ler “Roma – Exercícios de Reconhecimento”, recomendo uma visita à Wook. 🙂

E se prefere um guia mais simples, este foi o outro livro que me acompanhou até à capital italiana:

GuardarGuardar

CityPack - www.wook.pt

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: