4 MOTIVOS PORQUE TEM QUE VISITAR A MATA DO BUÇACO

Mata do Buçaco Destaque

A minha visita à Mata do Buçaco não foi de todo planeada. Sempre tinha ouvido falar dela, da sua beleza, mas nunca tinha tido oportunidade de lá ir, nem nunca este lugar esteve debaixo do radar.

Mas já vi que estas, por norma, são as melhores viagens! As expectativas conseguem sempre ser superadas e estes locais ganham um lugarzinho especial no meu coração. Foi assim quando visitei as termas naturais ou a Lagoa das Sete Cidades, em São Miguel, nos Açores. E foi agora também com a Mata do Buçaco.

O meu conselho é que não perca mais um ano sem lá ir e eu explico porquê.

O Palácio

Palácio do Bussaco

O Palácio do Bussaco é um edifício magnífico. Construído no séc. XIX, o autor do projeto é, nem mais nem menos, Luigi Manini, o mesmo arquiteto da Quinta da Regaleira. O seu traço é também aqui notório, bem como parecenças com outros grandes monumentos portugueses, como a Torre de Belém e o Convento de Cristo.

Apesar de hoje albergar um hotel, entre e visite a zona da recepção e a escadaria até ao andar superior. Aqui encontrei painéis incríveis alusivos aos Descobrimentos Portugueses que vale a pena dar uma olhada.

Mesmo à frente do Palácio começam os grandes espaços verdes, trabalhados pelo homem em sebes lustrosas e caminhos pavimentados.

Palácio do Bussaco Palácio do Bussaco Palácio do Bussaco Palácio do Bussaco Palácio do Bussaco Palácio do Bussaco

Convento de Santa Cruz

Convento de Santa Cruz

Mesmo ao lado do Palácio encontramos o Convento de Santa Cruz. Em 1628, o Bispo de Coimbra doou à Ordem dos Carmelitas Descalços a “Deveza do Bussaco”. As obras de construção do Convento iniciaram-se nesse mesmo ano e dois anos mais tarde a ordem religiosa dava início à sua vida no Buçaco.

No Convento de Santa Cruz vai entrar num espaço cheio de história. Na famosa Batalha do Buçaco, que colocou os portugueses e aliados contra as tropas de Napoleão Bonaparte, o Duque Wellington ocupou uma das celas daquele mosteiro.

Convento de Santa Cruz Convento de Santa Cruz Convento de Santa Cruz Convento de Santa Cruz Convento de Santa Cruz Convento de Santa Cruz

A Via Sacra

Via Sacra

No interior da Mata do Buçaco estende-se ao longo de 3 km a Via Sacra. Um percurso composto por 20 passos que representam o caminho da Paixão à Prisão de Cristo.

Construído em 1644, por esta via vamos vendo pequenas capelas com imagens de barro. Algumas encontram-se em mau estado, mas a maior parte estão bem conservadas, por isso, espreite por entre as grades para as ver melhor.

Via SacraVia Sacra Via Sacra

A Mata do Buçaco

Mata do Buçaco

Não é à toa que apelidam esta mata de Floresta Relíquia. A vegetação que aqui encontramos é centenária. São 105 hectares de uma biodiversidade inacreditável. É simplesmente maravilhoso percorrer os caminhos da Mata do Buçaco.

Mata do Buçaco Mata do Buçaco Mata do Buçaco Mata do Buçaco

O que achou do artigo? Alguma vez esteve na Mata do Buçaco? Deixe a sua opinião na caixa de comentários!

Mata do Buçaco

Gostou do Post? Guarde o Pin!

GuardarGuardar

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Vai também gostar de ler:

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: