9 Mercados de Natal na Europa

Mercados de Natal Christmas in Europe Natal na Europa

Há quem adore e há quem odeie o natal. Eu, por mim, não sou daquelas que em pleno novembro já estão a armar a árvore, mas também não sou nenhum Grinch.

A única coisa que não suporto são centros comerciais cheios de pessoas que cegam por estes dias. Para combater essa febre e manter o espírito da época, acredito que os mercados de Natal podem ser a solução.

Sim, não são livres de confusão e os preços por vezes são bem superiores ao que gostávamos de ter. Porém, não há nada melhor do que passear pelas principais cidades europeias, com o friozinho a fazer aconchegar o gorro ou o chocolate quente a aquecer as mãos.

Para este post preparei informação sobre alguns mercados de Natal na Europa que acredito que façam as delícias até dos mais céticos. Um é no meu país, Portugal, os restantes em algumas capitais que são famosas por manter essa tradição. Espero que gostem!

1. Lisboa, Portugal

Mercado de Natal Lisboa
© XTRAICE

No ano passado a Praça do Município, onde está a câmara municipal, encheu-se de pequenas casinhas de madeira e decorações, num mercadinho muito acolhedor. Este ano ainda não há notícia se o mesmo se vai realizar, mas o que posso garantir é que o Parque Eduardo VII recebe de novo o Wonderland Lisboa. A partir de 1 de dezembro até 1 de janeiro estão disponíveis uma pista de gelo, uma roda gigante, vários carrosséis e, claro, a aldeia do Pai Natal e a tradicional árvore de Natal.

Também aqui podem encontrar expositores com gastronomia, artesanato e outros produtos típicos portugueses.

Alojamentos Lisboa

2. Zagreb, Croácia

Mercado Natal Zagreb
© WikiCommons / Branko Radovanović

Zagreb acumula títulos de “melhor mercado de natal na Europa” e não é para menos. A praça principal da capital da Croácia, Ban Josip Jelačić, e o parque de Zrinjevac, enchem-se de magia de Natal. São dezenas de bancas com prendas para todos os gostos e milhares de luzes que iluminam os corações dos visitantes. Já para não falar na gastronomia ou nos espetáculos de dança.

Alojamentos em Zagreb

3. Estrasburgo, França

Mercado Natal Estrasburgo
© Rene Schwietzke (CC BY 2.0)

Paris é a capital da França, mas Estrasburgo é a capital do Natal. Este é o mercado natalício mais antigo da Europa e, por isso, nada é deixado ao acaso. São três centenas de bancas espelhadas por vários pontos da cidade, um presépio-vivo, bem como grandes concertos e espectáculos musicais.

Alojamento em Estrasburgo

4. Viena, Austria

Mercado Natal Viena
© Christoph Sammer (CC BY 2.0)

Viena é por si só uma capital que encanta com a arquitetura e história. Agora, imaginem as praças principais “vestidas” a rigor pelo Natal. Dois dos locais a ter em conta são a praça da câmara municipal e o largo em frente do palácio Schönbrunn. Aqui o que não falta são bancas a vender artesanato ou atividades para os mais novos.

Alojamentos em Viena

5. Dresden, Alemanha

Mercado Natal Dresden
© LH DD/Dittrich (CC BY-SA 3.0)

Luzes que transformam a noite em dia, vinho quente e música da época caraterizam aquele que é o mercado mais antigo da Alemanha: o Dresden Striezelmarkt.

Estou a falar de um mercado que já vai na 583ª edição (!) e que todos os dias oferece inúmeras atrações quer para os miúdos como para os graúdos. Uma atmosfera única, cheia de prendas e sabores!

Alojamentos em Dresden

6. Praga, República Checa

Mercado Nata Praga
© Karelj

A capital da República Checa também não é estranha aos habituais festejos de Natal. Por toda a cidade multiplicam-se eventos, mas é no centro histórico que a tradição dos mercados de natal se mantém viva.

Para além de ser o local ideal para comprar as prendas, não há sítio melhor para experimentar a comida local, como o ‘Trdelník‘, um bolo típico coberto de açúcar em calda.

Alojamentos em Praga

7. Budapeste, Hungria

Mercado Natal Budapeste
© Budapest Christmas (CC BY 2.0)

A praça em frente da grande catedral de Budapeste é o local para ir se passar este natal na Europa. Todos os dias a fachada da basílica será iluminada com video mapping, mais de 80 vendedores colocam artesanato à venda e a rua de Zrínyi vai ser o local preferido dos mais gulosos. Nem vai faltar uma pista de gelo para fazer as delícias dos visitantes.

Alojamentos em Budapeste

8. Bruxelas, Bélgica

Mercado Natal Bruxelas

Também no centro histórico de Bruxelas pode ver espetáculos de video mapping. Mas não só. Na capital da Bélgica, Natal é sinónimo de bancas coloridas e luzes por toda a parte. A árvore de Natal marca a paisagem, bem como a pista de gelo, a roda gigante e os carrosséis.

Alojamentos em Bruxelas

9. Helsínquia, Finlândia

Mercado Natal Helsínquia
© Ranerana (CC BY-SA 4.0)

O frio pode ser muito, mas nada demove os visitantes que enchem o mercado de natal de Helsínquia. Aliás, o ambiente festivo é ainda mais intensificado pelos primeiros nevões que costumam chegar por estes dias.

Entregue-se às iluminações, aos 140 vendedores de rua ou ao aroma do glögi (vinho com canela).

Alojamentos em Helsínquia

Mercados de Natal na Europa 2017

Melhores Mercados de Natal

Gostou do Post? Faça Pin!

E vocês? Costumam frequentar mercados de natal? Qual o vosso favorito? Partilhem as vossas ideias na caixa de comentários!

E se procuram ideias para algumas prendas para oferecer neste natal, dêem uma espreitadela neste artigo. 🙂

GuardarGuardar

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: