UMA SURPRESA CHAMADA MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA

Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, foi um dos locais que me surpreendeu nos últimos tempos.

Nunca o tinha visitado. Afinal, a capital portuguesa está cheia de novos lugares culturais modernos, cheios de pinta, por isso, porquê escolher este se há tantos outros para ver?

Pois bem, porque só no Museu Nacional de Arte Antiga podemos ver obras notáveis como os “Painéis de São Vicente”, de Nuno Gonçalves, ou as”Tentações de Santo Antão”, de Bosch.

Museu Nacional de Arte Antiga
Painéis de São Vicente – Nuno Gonçalves

 

O museu guarda várias exposições de pintura (portuguesa, europeia e iluminura) e de escultura, bem como inúmeras peças de ourivesaria, mobiliário, cerâmica, etc.

Passei pelas salas e coleções deste museu esmagada pela beleza de tantas obras, com todos os seus detalhes. Imaginando as histórias que poderiam estar por detrás de cada uma ou por onde estas já teriam viajado, em que paredes já outrora estiveram penduradas antes de chegarmos ali, àquele momento.

Museu Nacional de Arte Antiga
Adoração dos Magos – Domingos Sequeira

A História da “Adoração dos Magos”

No ano passado o Museu Nacional de Arte Antiga ganhou espaço nas notícias por iniciar uma campanha de mecenato para adquirir a “Adoração dos Magos” de Domingos Sequeira.

A campanha de angariação de fundos foi aberta a todos aqueles que quisessem contribuir e, de certa forma, tornar-se “dono” de um pedacinho desta obra.

A iniciativa foi um sucesso e hoje podemos entrar no Museu e apreciar o quadro, que ficou do domínio público, exibido para quem quer que o queira visitar.

Museu Nacional de Arte Antiga
Fachada do MNAA

Como Visitar o Museu Nacional de Arte Antiga

O Museu Nacional de Arte Antiga fica na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa, e está de portas abertas de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00. O bilhete normal custa 6€, mas existem outras modalidades, incluindo bilhetes que englobam a entrada em outros museus da cidade.

Dica: se for no 1º domingo de cada mês, a entrada é gratuita!

Um museu a visitar se estiver de passagem por Lisboa ou, se como eu, ainda nunca se lembrou de conhecer os tesouros que aquele edifício dos finais do séc. XVII esconde.

Visitou recentemente um museu que o surpreendeu? Conte a história na caixa de comentários em baixo.

Vai também gostar de ler:

15 comments

  1. Oi! Assumo, com vergonha, que nunca visitei este museu… aliás, em Portugal, faz tempo que não visito museus… fizeste-me lembrar que tenho de mudar isso! Gostei muito de conhecer este pelas tuas imagens e palavras! Boas viagens!

  2. Uma dica super valiosa. É interessante como deixamos de visitar lugares na nossa cidade, simplesmente porque “podemos ir a qualquer hora”. Sinceramente, nunca tinha ouvido falar do museu, mas já deu vontade de conhecer.

  3. Felizmente já tive oportunidade de visitar este museu e confesso que me surpreendeu pela positiva! Na minha opinião é talvez um dos melhores que temos em Lisboa… a colecção de pintura então é fantástica!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: