O QUE ME FEZ AMAR O NAZARÉ CHALLENGE

Nazaré Challenge

A fama é de tal ordem que o local começou a chamar a atenção da WSL, a qual, este ano, decidiu trazer uma prova do circuito mundial de ondas grandes para solo português: o Nazaré Challenge.

Esta competição de surf tem um formato um pouco diferente: com um período de espera que vai de novembro até ao final de fevereiro e apenas começa se estiverem reunidas certas condições de tamanho de mar e força de vento. Podendo até chegar a não se realizar.

Nazaré Challenge Nazaré Challenge Nazaré Challenge Nazaré Challenge

O poder do Nazaré Challenge

Mas o dia chegou! Na terça-feira, 21 de dezembro, rumei à Nazaré em trabalho para ver os melhores surfistas de ondas grandes do mundo e poder assistir à primeira prova deste circuito em Portugal.

Na autoestrada o termómetro do carro marcava os -2ºc (!)… bem, “talvez tenha trazido pouca roupa…”, pensei eu. Chegada à Nazaré estava melhor… 5ºc! 🙂

Nazaré Challenge Nazaré Challenge Nazaré Challenge Nazaré Challenge

Com o passar da manhã, a temperatura subiu. Confesso que fui um dos privilegiados a ter acesso ao Forte de São Miguel (obrigada Via Verde Portugal!), de onde tive oportunidade de assistir ao campeonato de uma posição privilegiada e estava mais protegida do vento gélido que soprava.

A competição durou das 8h da manhã às 14h e durante esse período, 24 surfistas fizeram-se às ondas cujo tamanho rondava o equivalente de um 3º a 5º andar de um prédio.

Nazaré Challenge Nazaré Challenge Nazaré Challenge

A coragem daqueles homens é incrível e poder assistir ao vivo a este momento para a história do surf em Portugal (e até do mundo) foi inacreditável.

A tensão entre quem está a ver (e aposto de quem está dentro de água) cresce à medida que vemos as ondas a formarem-se no Canhão da Nazaré. E ver os surfistas descer aquelas massas de água é um espetáculo impressionante.

Claro que a prova não correu 100% bem para todos eles, tendo alguns dos atletas saído lesionados e com uma paragem no hospital mais próximo.

Mas, no final, o evento foi marcante para todos e mal podemos esperar pelo evento do próximo ano.

Nazaré Challenge Nazaré Challenge

Nazaré Challenge
Depois de ver aquelas ondas só podia estar com um sorriso de orelha a orelha 😉

O que acharam do Nazaré Challenge? Seriam capazes de descer aquelas ondas? Não? E se vos oferecessem um milhão de euros?… 😉

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: