OUTONO NO GERÊS

Gerês

Nunca o tinha visitado antes, apesar de toda a minha vida ter ouvido falar maravilhas do Gerês. Assim, decidimos fazer-nos à estrada e viajar até ao norte do país para uma escapadinha de fim de semana.

Ainda pensei que estaríamos a ir na altura errada, que o verão deveria ser mais indicado… Não podia estar mais enganada! Nunca até hoje tinha gostado tanto do Outono como nesta visita ao Gerês.

Neste post vai poder ler sobre:

– O Parque Nacional Peneda-Gerês
– Ver alguns dos locais a visitar
– Saber onde ficar e o que comer
– E, ainda, ver um vídeo sobre a visita ao Gerês 🙂

PARQUE NACIONAL PENEDA-GERÊS

Gerês

As serras da Peneda e do Gerês, localizam-se a noroeste de Portugal, entre as regiões do Alto Minho e os Trás-os-Montes, e constituem uma área única classificada como Parque Nacional.
Aqui a vegetação é exuberante, distribuída em terrenos montanhosos, cortados por inúmeros cursos de água e cascatas.
Durante a minha visita não tive oportunidade de observar animais. Talvez porque o tempo estava incerto e os animais mais resguardados. Mas o local é conhecido por ser habitado por corços, lobos ibéricos e cavalos selvagens.

LOCAIS A NÃO PERDER NO GERÊS

Albufeira da Barragem da Caniçada

Gerês

Vila do Gerês

Gerês

Cascata do Arado

Gerês Gerês

S. Bento da Porta Aberta

Gerês

Cascata do Tahiti

Gerês Gerês

Miradouro da Pedra Bela

Gerês

Mata da Albergaria

Gerês

Portela do Homem

Gerês

Balneario de Lobios (Espanha)

Gerês Gerês

Espigueiros de Soajo

Gerês Gerês

ONDE FICAR E O QUE COMER

Existem inúmeros alojamentos na zona do Gerês. Até porque esta é muito procurada nos meses de verão. Porém, dois hotéis são clássicos na região:

Hotel Águas do Gerês

Gerês
Este hotel 3 estrelas superior ocupa um edifício renascentista, completamente remodelado, que aposta no conforto e na elegância. A unidade hoteleira trabalha em conjunto com o espaço termal e de spa, tornando-se no local ideal para retemperar forças. Pode reservar AQUI.

Hotel São Bento da Porta Aberta

Gerês
Este foi o hotel que escolhi durante a minha estadia de dois dias no Gerês. Localizado mesmo em frente ao Santuário de São Bento da Porta Aberta, não se deixe enganar pela arquitetura antiga do exterior. Este 4 estrelas está completamente reformulado e oferece quartos modernos e confortáveis. Não é à toa que ganhou o certificado de excelência 2016 pelo TripAdvisor e está cotado com 9.1 no Booking. Pode reservar AQUI.

Se pretender reservar um destes hotéis, siga os links indicados. Estará a ajudar o blog, sem qualquer custo acrescido para si. 😉

Gastronomia local

O norte de Portugal é um dos locais onde vai comer melhor em todo o país. Se é vegetariano poderá encontrar alguma oferta, mas confesso que quem gosta de carne terá mais sorte com as ementas apresentadas.
Um dos pratos típicos são as Papas de Serrabulho, feita à base de carnes, enchidos e farinha de milho. Atenção que este prato é produzido com recurso ao sangue do porco. Nos meses mais quentes do ano é bem capaz de não o achar, uma vez que é um prato típico de inverno.
Outras delícias gastronómicas são o Cabrito Assado ou as peças de caça, como a Costeleta de Veado ou o Entrecosto de Javali.
Na nossa estadia descobrimos o restaurante Lurdes Capela. Qualidade nos pratos servidos, uma boa carta de vinhos e um serviço impecável. Super recomendado!

Viagem pelo Gerês

O que achou do Gerês? Ficou com curiosidade em conhecer? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários.

Vai também gostar de ler:

22 comments

  1. Que lugar legal, não conhecia esse parque de Portugal e adorei a descrição e fotos!
    Eu vivo no Canadá e o Outono é uma de minhas estações favoritas para conhecer muitos dos parques de lá!
    Adorei o blog!!! Abs

    1. Oi,Rui. Para dizer a verdade, fiquei fascinada com a região nesta altura do ano. Sempre pensei que na primavera e no verão devia de ser fantástico, mas esta viagem mostrou-me uma faceta completamente diferente do Gerês. E, principalmente, sem a confusão dos meses mais procurados 😉

  2. Sempre visitei o Gerês no verão, mas parece-me também uma altura ideal ir no outono, quando os rios estão cheios e não há magotes de gente! Adorei o post e o vídeo estava muito original… Tenho de ir aos balneários de lobios, que nunca fui!

    1. Oi! Também nunca pensei que o Gerês fosse tão bonito nesta altura. Mas, na verdade, acho que deve ser lindo em qualquer estação 😉 Nos Balneários de Lobios só fiquei com pena de não ter metido o fato de banho na mala.

  3. Conheço todos esse locais, pois o Gerês para mim é o local mais belo de Portugal! Aconselho te a fazeres uns trilhos na parte onde pouca gente vai, no interior do Parque, aí sim verás a beleza real desta região 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: