6 PRAIAS NO SRI LANKA PARA SOL E SURF

Praias no Sri Lanka

Quando visitei o Sri Lanka morri de amores pelos seus locais históricos, como Polonnaruwa, Sigiriya ou Galle, mas as praias não ficaram atrás de todo.

Com a água mais quente que senti de todas as minhas viagens à Ásia, ondas fáceis de surfar e bonitos mantos de areia e vegetação, as praias no Sri Lanka são uma das principais atrações da ilha e, por isso, mostro-lhe aqui seis recantos que me conquistaram.

1. Arugam Bay

É um dos mais conhecidos spots de surf no Sri Lanka e, por tal, aquele onde encontramos mais gente dentro de água.

A baía estende-se por uma vasta área e podemos encontrar ondas para um nível mais experiente ou para aqueles que começam agora a fazer as primeiras tentativas em cima de uma prancha.

Este é também um local muito procurado pelos locais, que aproveitam as zonas com menos ondulação para fazer as delícias de um mergulho.

Arugam Bay Arugam Bay Arugam Bay Arugam Bay Arugam Bay

2. Whiskey Point

Acima de Arugam Bay, na zona de Pottuvil, fui ao encontro de mais uma das praias no Sri Lanka, um spot conhecido como Whiskey Point. A entrada para a praia é feita por um pequeno resort, que aluga bungalows e um warung onde podemos descansar e tomar uma refeição. Tudo inserido numa bonita área de vegetação. Pode não parecer nada de especial, mas quando estamos a falar de um clima bastante quente, acreditem que as zonas de sombra são essenciais.

Já na praia, eram poucas as pessoas no areal ou na água. Talvez tenha tido sorte, quem sabe. A onda também é bastante fácil de surfar, marcada por um rocha que se encontra do lado direito.

Whiskey Point Whiskey Point Whiskey Point

3. Peanut Farm

A sul de Arugam Bay, Peanut Farm é outra onda de grande qualidade. O caminho até ela faz-se por uma estrada estreita, de terra, por isso, o ideal é contratar um tuk-tuk para lá chegar.

Esta praia está inserida num complexo militar, mas é de acesso público. Quando lá estive estavam a preparar para um acampamento militar no areal, mas nem por isso fecharam a praia ou impediram os surfistas de desfrutar as ondas.

Este é um local muito procurado para o surf, mas não se assuste com o crowd. Se caminhar para a direita, passando uma área de pedras, vai encontrar outros spots sem ninguém.

Peanut Farm Peanut Farm

4. Okanda

Em pleno Parque Nacional de Kumana, junto ao Mosteiro de Kudumbigala, Okanda é outra praia e onda a descobrir.

O estacionamento é o mesmo utlizado pelos autocarros que transportam centenas de crentes àquele templo. Depois é seguir por um percurso em areia que leva até à praia.

Do lado direito, o areal estende-se vazio por largos metros. Já do lado esquerdo, depois de transpormos algumas pedras, chegamos a uma bonita baía com alguns barcos de pesca e uma onda que acompanha a linha de costa.

Para voltarmos para junto do transporte, basta seguir o caminho pelo meio das pequenas barracas dos pescadores e algumas árvores onde se refugia uma colónia de macacos.

Okanda Okanda Okanda Okanda

5. Weligama

No sul do Sri Lanka, bem próximo do Lapoint Surf Camp, um locais onde fiquei alojada durante a minha viagem, a baía de Weligama é extraordinária.

Junto de uma pequena ilha-hotel, o fundo de areia e as ondas sem muita força tornam este sítio ideal para surfistas principiantes.

Para os mais experientes, o ideal é viajar até ao lado direito da baía. Junto de um pequeno porto de pesca, vá descobrir as ondas que se encontram nos reefs mais afastados. Aviso que a remada não é fácil.

Qualquer um destes pontos da baía são agradáveis até para quem não é surfista. A paisagem é encantadora e, não me farto de referir, a água a uma temperatura ótima para uns mergulhos. E não se assustem se virem uma tartaruga ou outra também desfrutando do local.

Weligama Weligama Weligama Weligama Weligama

6. Hikkaduwa

A minha última sugestão de praias no Sri Lanka: Hikkaduwa. Descobri-a já na última semana de viagem porque estava paredes-meias com o spa onde fui levar uma das melhores massagens da vida.

Não cheguei a fazer surf lá mas contam-me que, dependendo da estação do ano, este pode ser outro dos bons spots para surfar no Sri Lanka.

A praia é linda, cheia de pequenos bares de praia e esplanadas, fantástica para passar os dias estendidos ao sol e a desfrutar de todo aquele pedaço de oceano.

Hikkaduwa

Praias No Sri Lanka Para Descobrir

Praias no Sri Lanka

Gostou do Post? Faça Pin!

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Vai também gostar de ler:

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: