QUINTA DA REGALEIRA – Magia, Simbolismo e Beleza Natural [VIDEO]

Palácio da Regaleira

Sintra é um dos locais mais icónicos de Portugal. A apenas cerca de 25 km de Lisboa, a vila é pitoresca e a sua paisagem cultural classificada de Património Mundial pela UNESCO.

E é no centro desse panorama que encontramos a Quinta da Regaleira.

Palácio da Regaleira
Palácio da Regaleira | Regaleira Palace

O local é fascinante. Não só pelas construções e pelos magníficos jardins, como por todo o misticismo que o envolve, muito levado pelos símbolos alquímicos espalhados por todo o lado.

Também a sua localização acrescenta ainda mais magia à história: a encosta da Serra de Sintra, também conhecida por Montanha Sagrada, como lhe chamavam os historiadores Varrão e Columela, ou Monte da Lua, apelidado pelo astrónomo Ptolemeu.

 

A propriedade foi comprada por António Augusto Carvalho Monteiro à viscondessa da Regaleira, em 1893.

Carvalho Monteiro encomendaria então ao arquiteto italiano Luigi Manini o projeto da Quinta da Regaleira, tal como a conhecemos hoje: quatro hectares de jardins exuberantes, lagos, fontes, grutas labirínticas, torres, e um palácio de cortar a respiração.

 

Jardim da Regaleira
Túnel no Jardim da Regaleira | Tunnel at Regaleira’s garden

A quinta é para ser visitada de fio a pavio, mas existem alguns locais que pela sua simbologia merecem uma atenção especial, como o Poço Iniciático. Este é apenas um dos pontos de entrada para as galerias subterrâneas da Regaleira e que compõem a chamada “viagem iniciática”: a Gruta do Oriente, o Lago da Cascata, o Poço Imperfeito, o Portal dos Guardiões e o Poço Iniciático.

Sobre este último, vai reparar que se trata de uma torre invertida, que mergulha cerca de 25 metros no interior da terra por uma escadaria em espiral. Percorrendo os túneis labirínticos e chegados ao poço, começa-se a viagem de subida, como quem sai do inferno em direção ao céu. 😉

Aqui a azáfama é sempre grande, tornando-se por vezes impossível tirar uma foto sem ter um braço com uma máquina fotográfica à frente ou hordas de turistas a percorrerem a escadaria.

 

Poço Iniciático na Regaleira
Poço Iniciático | Initiation Well

Podia escrever um lençol de texto com tudo o que se pode ver na Quinta da Regaleira, a sua história e simbologia, mas nada como visitarem o local pessoalmente (entrada 6€).

E para ficarem com ainda mais curiosidade, deixo-vos este vídeo, o primeiro do canal Surfer Girl On The Move.  E se quiserem ficar a conhecer mais alguns locais a visitar em Sintra, espreitem este post da minha amiga blogger Catarina Leonardo, do Viajar pela História. Espero que gostem! 🙂

Quinta da Regaleira, Sintra – Portugal from Surfer Girl On The Move on Vimeo.

Já estiveram na Regaleira? O que acharam? Contem-me tudo na caixa de comentários.

🌕

Vai também gostar de ler:

21 comments

    1. O mesmo aconteceu comigo: ia a Sintra, mas nunca a este local. Agora considero um dos mais bonitos da vila. Vale a pena a visita. 🙂

  1. Na verdade nunca fui à Quinta da Regaleira, mas de cada vez que vejo fotos ou vídeos fico com mais vontade. Portugal tem muiiiiiiitos recantos que valem a pena visitar, e este é seguramente um deles. Obrigado pela partilha,

    1. Filipe, confesso que também já tinha ido a Sintra várias vezes e nunca a este local. Um dia foi de vez 🙂 E valeu muito a pena. Obrigada pelo comentário!

  2. Uhul! Estava pensando já aqui na minha trip para Portugal, estava ponderando colocar ou não Sintra no roteiro, mas depois deste relato e fotos, não me restam dúvidas! 😀

    1. Gabriel, Sintra vale muito a pena. Não só a Quinta da Regaleira, como o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e deixa um tempinho para comer um travesseiro (bolo local) na pastelaria Piriquita. 🙂

  3. Que lugar lindo! Parece cenário de filme, rs. Sintra é uma das cidades que mais tenho vontade de conhecer em Portugal. Espero conhecer esse país tão incrível em breve!

  4. Penso que não há nenhum alfacinha que se preze que não tenha Sintra como um dos destinos predilectos. As minhas viagens de adolescente para subir a serra de Sintra ainda estão frescas na minha memória. A Quinta da Regaleira é um lugar especial. Adoro. Obrigado pela partilha. Abraço desde Marrocos…

  5. Adoro Sintra, posso até dizer que é a minha terra favorita de Portugal! Tivemos o prazer de conhecer a Quinta da Regaleira este ano quando o meu irmão esteve aqui em casa (ele é do Algarve e eu vivo agora em Lisboa) e foi das manhãs mais lindas que tive! Nunca pensei que fosse tão bonito, misterioso, romântico ao mesmo tempo.
    Podes ver a minha publicação sobre a quinta aqui:
    http://www.viveraviajar.com/2015/12/quinta-da-regaleira-em-sintra.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: