Uma bonita surpresa chamada Aveiro

Sempre ouvi falar de Aveiro. Que é “Veneza portuguesa”, conhecida pelos seus moliceiros e os ovos moles. Contudo, nunca tinha tido a oportunidade de fazer uma visita.

No início de dezembro do ano passado, por ocasião do National Geographic Exodus Aveiro Fest, tracei rumo para passar três dias naquela cidade do centro de Portugal.

Aveiro Aveiro Aveiro Aveiro

Fui completamente a solo, por isso optei por ficar num simpático hotel mesmo no centro, mas perto do centro de congressos, local onde teve lugar o evento. Assim, podia ir a pé para todo o lado. E, de facto, a cidade — ou pelo menos a zona do centro — pode ser facilmente percorrida a pé.

Nunca tinha ouvido que Aveiro seria uma cidade insegura e não é. Andei para todo o lado sozinha, incluindo à noite, uma vez que o Exodus teve um programa que se prolongava até depois de jantar. Nunca senti perigo. Claro que se trata de uma cidade, por isso, há que nunca deixar de tomar algumas precauções.

Aveiro

Entre os canais de Aveiro

Os canais que compõem a Ria de Aveiro são o postal da cidade e servem como fio condutor para quem por ali passeia.

Tendo como ponto de partida o centro de congressos, também conhecida como a antiga Fábrica Jerónimo Pereira de Campos (ou, pelo menos, esse foi o meu), o curso de água passa por locais como o Monumento aos Ovos Moles — Aveiro é conhecida por essa doçaria regional —, a Ponte dos Laços de Amizade, passando pelo ancoradouro dos moliceiros, percorrendo as margens que guardam belos edifícios de Arte Nova.

Aveiro Aveiro Aveiro

Aproveitei os momentos de pausa durante aquele fim de semana de dezembro para andar pela cidade, pels ruas estreitas do centro, descobrindo o comércio local e, claro está, para comprar as típicas pipas de ovos moles para trazer para a família.

Não cheguei a embarcar um moliceiro e ficou para segundas núpcias as salinas e a Costa Nova. Apenas bons motivos para voltar assim que puder.

Gostou do Post? Faça Pin!

Conte-me na caixa de comentários o que achou desta cidade ou se já a conhecida.

E se estiver a pensar fazer uma visita, use este botão para conhecer os alojamentos existentes. Se reservar a partir deste link estará a ajudar o blog sem qualquer custo extra. 🙂

   Alojamentos em Aveiro

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: