UM CASTELO DIFERENTE

Em pleno Ribatejo, no concelho de Vila Nova da Barquinha, vai encontrar um castelo como nenhum outro em Portugal.

O Castelo de Almourol ergue-se a vários metros acima do nível das águas do Tejo, numa ilha de granito apenas acessível por barco.

Almourol-Castelo-Exterior

A História de Portugal e da Ordem dos Templários cruza-se aqui, nesta estrutura militar que é hoje monumento nacional.

A viagem de barco para aceder a este castelo medieval é curta e tem que pagar 2,50€. Mas não há outra maneira de lá chegar. Uma vez em terra firme, um estreito caminho pela vegetação leva-nos à  porta das muralhas.

Almourol-Castelo-Exterior-3

Almourol-Exterior-4

Já no interior irá encontrar aquilo que era uma zona habitacional e a Torre de Menagem. Com cerca de 20 metros de altura e três pisos, esta guarda hoje uma exposição sobre o castelo e a sua história.

Não deixe de subir até ao topo da muralha para avistar na perfeição o curso do Tejo ou passear pelos caminhos no exterior do castelo.

Almourol-Castelo-Entrada

Almourol-Torre-Menagem-Entrada

Almourol-Torre-Menagem-Exposicao

Almourol-Vista-Castelo-1

Almourol-Vista-Castelo-2

Se ficar até à última, tenha em atenção o horário de partida do último barco, ou arrisca-se a passar uma noite ao relento. 🙂

👸

Vai também gostar de ler:

17 comments

  1. Tenho amigos em Vila Nova da Barquinha e vou lá várias vezes… parece impossível mas ainda não fui ao Castelo de Almourol! E um castelo com uma forma tão romântica de lá chegar é mesmo imperdível… 😉

  2. Pessoalmente prefiro o castelo visto das margens ou do rio. O seu interior, embora me tenha despertado curiosidade, visitá-lo foi um pouco anti-climax. Porém, fica numa região muito bonita e vale bem uma visita (ainda que seja apenas do exterior 🙂 )

  3. O Castelo de Almourol é lindo. Boa escolha para escrever um pequeno artigo. Muita gente parece esquecer esta linda jóia de arquitectura militar portuguesa. Ia muitas vezes acampar para o castelo de Almourol juntamente com o meu grupo de Kung-fu de Lisboa. Tempos de aventura onde fazíamos rapel da torre do castelo…

  4. O castelo de Almourol é magnífico. Em termos de localização é mesmo um dos mais bonitos do mundo. Apesar de ser às portas de Lisboa, há imensa gente em Portugal que não conhece. Agora já não há desculpa. 😉

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: