3 Magníficas Cascatas Para Descobrir Na Ásia

Digno de postal, na maioria dos países asiáticos existem cascatas de cortar a respiração. Nas minhas viagens a Java, na Indonésia, e ao Sri Lanka tive oportunidade de conhecer alguns desses locais de sonhos.

Enquanto algumas foram mais fáceis de alcançar e outra nem por isso, estes três pequenos paraísos de água doce não deixam ninguém indiferente. Se não, veja por si.

 

Na Montanha

Ravana Falls – Ella, Sri Lanka

Cascatas Ravana Falls

Já não bastava a zona de Ella, no Sri Lanka, ser uma das mais bonitas do país, muito procurada para trekking ou para subir ao Little Adam Peak, é aqui que também vai encontrar as Ravana Falls.

O acesso é bem fácil, ficando mesmo ao lado de uma das estradas principais da região. Não tem nada que enganar.

Talvez seja por isso que o local receba, principalmente ao fim de semana, uma série de visitantes nacionais. Na verdade, quando lá estive, chegaram a parar alguns autocarros cheios de turistas srilankeses.

Não sendo um local completamente frequentado por estrangeiros e apesar de não haver regras de conduta afixadas, optei por algum decoro. Fui para dentro de água com uma lycra de surf e assim que sai embrulhei-me na toalha. Não creio que fosse expulsa caso fizesse o contrário e estivesse de biquíni como estou na praia ou na piscina do hotel. Mas acho que em determinadas ocasiões não nos custa agir mais como os locais e respeitar os seus costumes. É que nem um grupo de monges budistas conseguiu resistir às águas de Ravana Falls!

Curioso foi que éramos mesmo os únicos turistas estrangeiros (eu era a única mulher a tomar banho), o que causou um verdadeiro fascínio aos demais visitantes… houve pedidos de selfies connosco e tudo!

Já aqui disse uma vez que quando viajo não resisto a fotografar os habitantes dos locais que visito, por isso, quando pedem para tirar uma fotografia comigo jamais vou dizer que não. É uma pequena forma de contribuir. Mesmo indo parar a uma página de Facebook de quem não conhecemos. 🙂

Já agora, o que pensam disso? Já tiveram um desconhecido a pedir para tirar fotos convosco? Estou curiosa. Partilhem a vossa opinião na caixa de comentários no final do artigo.

Cascatas Ravana Falls

Cascatas Ravana Falls

 

Na Selva

Jungle Waterfall – Java, Indonesia

caminho para a cascata

Do Sri Lanka seguiu-se a viagem à ilha de Java, na Indonésia, e foi aqui que descobrir as duas cascatas que se seguem. A primeira foi mesmo uma aventura em encontrar!

Estava em Watu Karung, no alojamento do Afis, quando ele me falou de uma queda de água no meio da selva. “Muito bonita!”, não parava de dizer. Claro que tinha que ir lá espreitar.

No dia seguinte lá alugámos um carro com driver e fomos à descoberta. Para vos dizer a verdade, não vos sei dizer como lá chegar. Tenho este defeito: quando vou de pendura perco-me com as vistas e acabo por não decorar os caminhos. Enfim…

Mas o nosso driver sabia bem como lá chegar. A cascata não é nenhum segredo bem guardado. Até tem uma casinha de snacks quando chegamos ao parque de estacionamento, o que indica um número de visitantes consideráveis. Porém, éramos os únicos turistas quando chegámos.

O caminho que leva até à cascata é já por si uma aventura. Primeiro atravessamos lindos arrozais, tão verdes que quase fazem doer a vista. Pouco depois a vegetação começa a cerrar, já temos que transpor ramos e troncos e, por último, temos que descer uma escada de bambu, de aspecto duvidoso, para que possamos chegar à beira de água.

Mas tudo vale a pena quando avistamos a cascata e mergulhamos naquela água fresca e cristalina.

Cascata na selva

 

Na Praia

Beach Waterfall – Java, Indonesia

Cascata na praia

Claro que quando me falam de uma cascata na praia eu tinha que ir ver com os meus próprios olhos.

Na região de Pacitan, numa praia chamada Banyu Tibo, a água do rio (será que lhe posso chamar assim?) encontra-se com o mar numa pequena baía. Mas antes da derradeira queda na areia, os locais construíram pelo caminho um circuito de pequenas lagoas onde podemos tomar banho e relaxar.

Para os mais aventureiros, o destino é mesmo a praia, onde podem divertir-se com a cascata ou com as ondas que entram pelo pequeno enclave.

Porque estamos no mar e, em especial, na maré a subir, o local não é completamente isento de risco, por isso, quem quer descer tem que ir acompanhado e levar colete salva-vidas.

Outro factor a destacar neste sítio são os inúmeros restaurantes onde podemos comer marisco. O meu conselho vai para as lagostas que, acompanhadas por um fantástico molho de cebola, são DI-VI-NA-IS!

piscinas junto à cascata cascata na praia lagostas junto à praia

 

Cascatas de Encantar na Ásia

Agora é a vossa vez! Qual a cascata mais bonita que conhecem ou aquela que adoravam um dia conhecer? Dêem-me as vossas dicas. Preciso de mais cascatas na minha vida!

 

à procura de cascatas

Gostou do Posto? Faça Pin!

Comments

    error: Content is protected !!