6 destinos românticos em Portugal para ir namorar

Há quem adore a data, e há quem a despreze, mas todos os anos o Dia de São Valentim é a desculpa perfeita para pegar em quem mais gostamos e passar um dia diferente.

Este ano, olhei para todos os locais que já tive oportunidade de visitar em Portugal e elegi seis destinos românticos para que não deixe passar a data em branco.

Em 2018, o Dia de São Valentim calha a meio da semana, dia 14 de fevereiro, mas estes locais mágicos podem ser visitados a qualquer altura do ano.

 

Aveiro

AveiroPIN IT!

Aveiro foi uma descoberta recente e desde logo fiquei rendida à cidade. Apelidada da “Veneza portuguesa”, por causa dos vários canais que possui, uma ida a Aveiro pode ser a receita perfeita para todos os namorados.

Proponha-se a uma viagem pelos canais a bordo de um moliceiro, o barco típico da região; faça uma visita às salinas; ou entregue-se aos prazeres gastronómicos, rendendo-se aos ovos moles.

E para tirar todo o partido deste local, pode sempre ficar a noite e descobrir a cidade by night.

 

Douro

DouroPIN IT!

A paisagem duriense foi considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade e com muita razão. As encostas em socalcos moldados pelo homem, as águas vivas do Rio Douro e os vários tons de verde encantam todos os que visitam.

Explore as várias quintas de vinhos e prove os néctares da região.

 

Gerês

GerêsPIN IT!

Um bocadinho do meu coração ficou no Gerês. Mas não se preocupem, pois ele é gigante! É que o Parque Nacional Peneda-Gerês é um dos locais naturais mais bonitos que já conheci.

A vegetação, as cascatas, as vilas pitorescas, as fontes e riachos. Tudo compõem o cenário perfeito para um passeio, a qualquer altura do ano.

A minha sugestão é que vá dois dias e pernoite em São Bento da Porta Aberta, para que tenha tempo para ver tudo com bastante calma.

 

Mata do Buçaco

BuçacoPIN IT!

Sob o risco de me tornar repetitiva, a Mata do Buçaco é outro local encantador. Ganhou o título de “floresta relíquia”, tal é a antiguidade e beleza deste sítio. O passeio mágico começa por uma visita ao Palácio do Buçaco. Hoje transformado em hotel, mesmo que não tenha orçamento para ficar alojado, peça para ver as áreas comuns. São mesmo muito bonitas.

Depois é conhecer o antigo convento, a Via Sacra e os caminhos e recantos desta mata centenária.

 

Serra da Lousã

LousãPIN IT!

Outra serra que vai surpreender é a da Lousã. Ali, a beleza natural une-se à história e, para além da vila, pode também visitar o castelo, uma das primeiras linhas defensivas do acesso a Coimbra.

Do roteiro fazem ainda parte o Santuário de Nossa Senhora da Piedade e a praia fluvial. Embrenhe-se depois serra adentro no encalço de algumas aldeia do xisto.

 

Parque Terra Nostra

Terra NostraPIN IT!

Saio agora do continente para uma viagem até São Miguel, nos Açores. A ilha é fantástica e tem muito para conhecer, desde a Lagoa das Sete Cidades à Fábrica de Chá Gorreana. Mas o Parque Terra Nostra é a minha sugestão para um passeio romântico com a cara-metade.

Árvores, plantas, cantos e recantos que dão o mote a um passeio irresistível. E nem falta um grande tanque termal, com água bem quentinha, onde se pode banhar.

 

Destinos românticos em Portugal

Gostou do post? Faça pin!

E, que tal? Gostou das sugestões? Já conhecia estes locais? Se tem outros destinos românticos para sugerir, pode sempre fazê-lo na caixa de comentários. Adoro novas dicas!

Comments

  • Cristina

    Olá! Gostei muito das sugestões propostas. Já estive em quase todas elas à exeção dos Açores. É também um dos meus objetivos de viajante conhecer esse lindo arquipélo cheio de lagoas termais, natureza e vulcões. Uma outra sugestão era a cidade de Coimbra: temos o jardim botânico, a linda Universidade e o Jardim de D. Inês de Castro.

    • Marlene Marques
      Cristina

      Olá, Cristina! Obrigada por partilhares a tua opinião. Adorei a sugestão e Coimbra é mesmo uma das minhas grandes lacunas. Apenas estive de passagem e nunca consegui ver a cidade com calma. Definitivamente é uma das localidades portuguesas que quero muito visitar. Quanto aos Açores, foi mesmo uma grande surpresa para mim! Nunca pensei gostar tanto. Vais amar um dia que lá vás. Um beijinho e parabéns pelo teu blog!