AÇORES EDITION – EPISÓDIO II: A FÁBRICA DE CHÁS

fabrica cha gorreana

Escondida entre campos verdes, na freguesia da Maia (Ribeira Grande) em São Miguel, a fábrica de chá Gorreana é a mais antiga e, atualmente, a única plantação de chá da Europa.

Fui lá na visita que fiz aos Açores. Queria perceber de onde surgiu a produção deste produto na ilha e como ele ainda é trabalhado nos dias de hoje.

fabrica cha gorreana

A entrada para a fábrica

Por incrível que pareça, aquela fábrica, que é também museu, continua em plena atividade e se a visitarmos em horário de trabalho vamos cruzar-nos com os trabalhadores nas suas rotinas.

Nas salas, as ainda originais máquinas Marshall de 1840 continuam a desempenhar o seu papel e as sacas com o chá acabado de ser trabalhado estão ainda no chão, a aguardar que as levem para a próxima etapa.

fabrica cha gorreana

As máquinas Marshall

fabrica cha gorreana

As máquinas Marshall

fabrica cha gorreana

Imagem da fábrica antigamente

A Gorreana orgulha-se de não usar químicos nas suas plantas, uma vez que as pragas habituais não se dão bem no clima da ilha. 100% orgânico, portanto. Nada como experimenta-lo, na prova que acompanha o final de cada visita.

fabrica cha gorreana

As várias qualidades de chá produzidas

fabrica cha gorreana

Um pedaço de chá verde

Lá fora, 32 hectares de plantação originam cerca de 33 toneladas de chá por ano nas variedades de preto e verde. Mas apenas uma pequena parte dessa produção fica na ilha. Tudo o resto é exportado para países como a Alemanha, os EUA, Canadá, Austria, França, Italia, Brazil, Angola e até Japão, entre muitos outros.

fabrica cha gorreana

As plantações à saída da fábrica

fabrica cha gorreana

Há por aí fãs de chá? Deixem o vosso comentário sobre o que mais vos atrai neste produto ou dicas sobre como bebê-lo. 😉

☕️

Comments

error: Content is protected !!