Cais Palafítico da Carrasqueira — Tradição Em Estacas

Cais Palafítico da Carrasqueira

Há muito que ouvia falar do Cais Palafítico da Carrasqueira. As imagens daquele pontão feito em estacas, as casotas coloridas dos pescadores e os barcos de várias dimensões lá atracados sempre me fascinaram. A mim e aos milhares de pessoas que todos os anos, faça chuva ou sol, se deslocam até àquela pequena vila piscatória perto da Comporta para ver com os seus próprios olhos a construção.

O engenho do homem ali é antigo. Remonta às décadas de 50 e 60, quando os pescadores da zona construíram aquele cais para estacionar as embarcações, dando-lhes um posicionamento estratégico para, à maré certa, fazerem-se ao rio em busca do peixe e dos bivalves.

Pensei que ia encontrar um velho cais abandonado, mas achei um local onde a vida e a tradição continuam. A atividade da pesca continua como de antes. Há que remendar redes, afinar instrumentos, colocar o barco em ordem para a próxima saída.

Os pescadores já nem levantam os olhos ao sentir uma presença estranha naquele caminho zig-zagueante erguido sobre estacas irregulares. Por ali há sempre movimento, principalmente ao pôr do sol nos dias bons e sem vento. Fotógrafos amadores e profissionais tentam captar aquela imagem especial do Cais Palafítico. Um dos cartões de visita da região.

Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira
Cais Palafítico da Carrasqueira

Integrada na reserva natural do Estuário do Sado, a aldeia ribeirinha conserva uma impressionante rede de estacaria que se estende centenas de metros pelos esteiros lamacentos do rio Sado.

Câmara Municipal de Alcácer do Sal Tweet

A Não Perder No Cais Palafítico da Carrasqueira

  • Passear pelo cais e reparar em todos os detalhes que vai encontrando
  • Trocar um ou dois dedos de conversa com os pescadores
  • Provar as iguarias locais num dos restaurantes da vila

Já conhecia o Cais Palafítico da Carrasqueira? O que acha deste local? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

E se gostou do post, não se esqueça de partilhar nas redes sociais. Obrigada!

Para guardar

Cais Palafítico da Carrasqueira
Comments

    error: Content is protected !!