3 Boas Razões Porque Deve Visitar o Convento de Cristo Em Tomar

Conheci o Convento de Cristo ainda andava na escola. O monumento de Tomar, em Portugal, é um dos eleitos para as visitas de estudo, tal é a história que o envolve.

Claro que ao visitar o local já em idade adulta a visão é completamente outra, os detalhes são mais perceptíveis, bem como a compreensão da importância do convento no passado português.

Posto isto, o que faz deste um lugar tão especial?

Convento de Cristo

1. É Património da Humanidade

Quando chegamos à porta de entrada do monumento entendemos logo ali a sua dimensão. O Convento de Cristo e o Castelo dos Templários é um dos maiores conjuntos monumentais de Portugal. Todo o complexo, assim como terrenos adjacentes, estende-se por um total de 45 hectares e os seus sete séculos de história valeram-lhe a classificação de Património da Humanidade pela UNESCO.

Convento de Cristo

2. A História

A construção do Convento de Cristo está ligada à criação do reino de Portugal e também à passagem da Ordem dos Templários pelo país. Coube a estes a fundação do castelo e da vila de Tomar. Com a extinção dos Templários surge a Ordem de Cristo, que, em 1357, instala a sua sede no Castelo de Tomar.

O conjunto monumental permaneceria sob aquela alçada até a extinção das ordens religiosas, em 1834. Caso se interesse por história, pode sempre obter mais informação na página oficial do Convento de Cristo.

Convento de Cristo Convento de Cristo

3. Locais A Não Perder

Doado por D. Afonso Henriques aos Templários, em 1159, o Castelo de Tomar esteve na génese de todo este complexo. Mas outros locais aqui merecem especial atenção, como a Charola, o oratório privativo dos cavaleiros que pode encontrar no interior da fortaleza.

Mas quando falamos do Convento de Cristo uma imagem salta logo à vista: a Janela do Capítulo.

No convento existem vários ornamentos com uma grande carga simbólica. O maior exemplo são as janelas da sacristia, também conhecida como a Casa do Capítulo. É aqui, na fachada ocidental, que vai ver a famosa janela. Procure os detalhes de inspiração marítima e alusivos aos Descobrimentos Portugueses, bem como as insígnias da Ordem de Cristo.

Convento de Cristo Convento de Cristo Convento de Cristo Convento de Cristo

Não deixe também de andar pelo claustro principal deste convento renascentista.

Convento de Cristo Convento de Cristo

Visitar o Convento de Cristo

O Convento de Cristo está aberto todos os dias (excepto alguns feriados) entre as 9h00 e as 17h30, encerrando às 18h30 nos meses de verão. Para visitá-lo terá que pagar um bilhete de 6€. Mas se quiser conhecer outros monumentos na região pode optar pelo Bilhete Património Mundial — 15€, válido por sete dias. Este passe inclui ainda o Mosteiro de Alcobaça e o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, também conhecido como Mosteiro da Batalha.

Convento de Cristo

Já conhece o Convento de Cristo? Quando visita um país gosta de ver este género de monumentos? Partilhe comigo a sua opinião na caixa de comentários em baixo. Adoro ler as vossas experiências!

E se gostou do post, por favor, não se esqueça de o partilhar nas suas redes sociais! Muito obrigada!

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: