Dia Mundial do Ambiente — Não Ao Plástico!

Não ao plástico

De há uns meses para cá tenho ficado impressionada com as notícias que têm vindo a público sobre os níveis de resíduos plásticos existentes nas ilhas da Indonésia. E nada me podia deixar mais triste neste Dia Mundial do Ambiente.

A Indonésia foi o meu primeiro grande destino de viagem. O meu primeiro amor! Bali, para ser mais específica. Nem vos sei descrever o que senti quando pisei pela primeira vez, em 2004, a ilha dos deuses. Ficou para sempre na minha memória.

Mas, nessa altura, não me lembro de ter visto tantos resíduos de plástico. Em Denpasar podia até haver algum lixo nas ruas, como, de resto, há em qualquer capital ou cidade principal asiática. Mas recordar-me-ia se tivesse visto algo minimamente parecido ao que vejo nas imagens que hoje estão a ser divulgadas.

não ao plástico

O facto é que o uso desmesurado de plástico já existia e os níveis que atualmente encontramos são o resultado da ausência de políticas ambientais ou de reciclagem. A cultura e o nível de desenvolvimento económico assim o ditou e ainda dita aos dias de hoje.

Mas agora a situação chegou a níveis inaceitáveis e não podemos mais fechar os olhos!

Tomar medidas no Dia Mundial do Ambiente

Esta semana, a World Surf League realizou uma das etapas do campeonato mundial em Keramas e mudou o nome do evento para Bali Protected. A ideia é chamar a atenção para a problemática e mostrar que existem medidas que podem ser tomadas. Principalmente pelos milhares de turistas que todos os anos visitam a ilha.

Foi triste ver os surfistas, no meio da competição, apanharem palhinhas que boiavam à sua volta, ou pegarem plástico da areia. Mas se, como eles, fizermos o esforço mínimo de apanhar o lixo e o plástico que encontramos quando estamos na praia? Será um pequeno grande gesto e um passo em frente para defender o meio ambiente. Seja em Bali ou em todas as praias que visitamos.

Mas outras medidas de luta contra o uso do plástico podem ser adoptadas já. Nomeadamente, o parar de usar determinados objectos. Ora, vejam:

Dia Mundial do Ambiente

Estes são alguns dos objetos em plástico que podem ser substituídos por outros de material mais amigo do ambiente (e bem mais giros!). Lembram-se de mais algum ou já tomaram outras ações de modo a reduzir o uso do plástico? Quais? Partilhem na caixa de comentários!

Façam deste Dia Mundial do Ambiente a desculpa perfeita para começarem a cortar o plástico da vossa vida e da vida do planeta!

Comments

    error: Content is protected !!