Dia Mundial do Turismo — Conviver Com os Locais

Dia Mundial do Turismo Conhecer os Locais

Neste Dia Mundial do Turismo muito se fala sobre o contacto com as populações serem um dos aspectos mais importantes e interessantes de qualquer viagem. Um estudo da Universidade de Aveiro (Portugal)  mostra agora que esse relacionamento tem suprema importância, não só para os locais, que vêem a sua terra “invadida”, como para os turistas e o modo como são recebidos.

Realizado pelas investigadoras Maria João Carneiro, Celeste Eusébio e Ana Caldeira da Universidade de Aveiro (UA), o estudo conclui que “quanto maior e melhor for a interação entre residentes e turistas, maior será a influência positiva do turismo na qualidade de vida dos locais”. Resultado: os visitantes serão melhor serão aceites.

Dia Mundial do Turismo Conhecer os Locais

“Um contacto mais intenso e satisfatório com o visitante permite aos residentes obterem um maior conhecimento e compreensão da sua cultura e das suas atitudes, desenvolverem sentimentos mais positivos e atitudes mais favoráveis relativamente aos turistas e ao próprio desenvolvimento turístico e, até, terem uma maior recetividade a impactos turísticos menos positivos”, diz Maria João Carneiro.

Publicado no Journal of Quality Assurance in Hospitality & Tourism, o trabalho refere ainda que, “apesar dos resultados, os estudos internacionais sobre o tema revelam que a interação entre residentes e visitantes é ainda escassa, breve e formal, restringindo-se muitas vezes a solicitações de informação.”

Dia Mundial do Turismo Conhecer os Locais

“A promoção de mais encontros enriquecedores entre residentes e visitantes poderia certamente contribuir para reduzir os conflitos entre estes dois intervenientes na atividade turística, bem como para gerar nos habitantes locais percepções mais positivas relativamente ao turismo e, simultaneamente, atitudes mais favoráveis relativamente ao desenvolvimento da atividade turística”, desafia a investigadora.

Por isso, neste Dia Mundial do Turismo, tracem como prioridade em qualquer viagem meter conversa com os locais. Mas não basta perguntar onde fica o museu ou onde se come bem. Tenham uma boa conversa, interessem-se sobre a experiência daquela pessoa, a sua vivência naquele local, o que propõem que se visite para que conheça melhor a sua terra. Vão ver que serão melhor recebidos e que a vossa viagem vai ser bem mais rica e interessante.

Dia Mundial do Turismo

Dia Mundial do Turismo
Gostou do Post? Faça Pin!
Comments

    error: Content is protected !!