7 Eventos Que Não Pode Perder na Costa Rica

nvision Festival Costa Rica

A Costa Rica é conhecida por locais de grande beleza natural e o espírito Pura Vida. Mas, ao mesmo tempo que é o país ideal para descontrair, é também uma nação onde não faltam ocasiões para aprender melhor a cultura e conviver com o povo costa-riquense.

Durante 2019 são muitos os eventos que pode assistir. Da música ao desporto ou festividades locais, se está a pensar marcar viagem para este país da América Central, tome nota.

Envision Festival Costa Rica
© Instituto Costarricense de Turismo (ICT)

Envision Festival

28 de fevereiro a 3 de março de 2019
Fundado em 2011, o Envision Festival é uma “celebração dedicada ao despertar do potencial humano”, de acordo com a informação divulgada pelo Turismo da Costa Rica. O festival de quatro dias, que todos os anos acolhe milhares de pessoas, apresenta um cartaz que se divide entre concertos de música, ioga, workshops e muita diversão na praia. O maior senão? O preço do passe geral ronda os 400 dólares. Se isso não for impedimento, tenha em conta que o Envision Festival acontece em Rancho La Merced, a apenas três horas da capital, San José.

Ultra Trail Costa Rica
© Instituto Costarricense de Turismo (ICT)

Ultra Trail Costa Rica

6 e 7 de abril de 2019
Se é daqueles que não resiste a uma corrida, nem quando está de férias, então este evento é para si. Arenal é um dos destinos mais visitados da Costa Rica e é também o lugar que acolhe uma corrida de montanha chamada Ultra Trail. Não deixe que a expressão “ultra” lhe meta medo. Este é um evento destinado aos amantes da natureza e de aventura, corredores de todos os níveis, uma vez que existem várias distâncias que pode percorrer durante a prova — 80k, 45k, 21k, 10k e 5k. A entrada custa 45 dólares e dá-lhe acesso a percorrer uma das paisagens mais deslumbrantes da região, em ambiente de floresta tropical, passando pelo lago e com o Vulcão Arenal em pano de fundo.

Parque Juan Santamaría Costa Rica
© Flickr | Jaime Gutiérrez Alfaro (CC BY 2.0)

Dia Juan Santamaría

11 de abril de 2019
Este festival comemora o jovem soldado Juan Santamaría, herói nacional da Costa Rica, que morreu numa batalha contra as tropas do colonizador americano William Walker, em 1856. As comemorações acontecem por todo o país, mas é na cidade de Alajuela — local onde Santamaría nasceu, a 20km de San José — que vai encontrar os festejos mais populares. Nos dias que antecedem o feriado de 11 de abril, Alajuela é palco de uma série de desfiles, marchas de bandas, concertos e muita dança. Caso a sua viagem não coincida com esta data, não deixe de passar pelo Museu Histórico de Juan Santamaría, em Alajuela, para conhecer melhor a história por detrás deste soldado.

© Flickr | Dennis Sylvester Hurd

Páscoa

14 a 21 de abril de 2019
A Páscoa é uma das celebrações mais populares da Costa Rica e, possivelmente, de toda a América Latina e, por tal, é uma altura bastante interessante para visitar o país. Mesmo que não seja crente desta religião. Durante a Semana Santa, a maioria das cidades da Costa Rica organizam cortejos nas ruas, onde são encenados os últimos dias da vida de Cristo. Pode ainda assistir a grandes procissões entre o Domingo de Ramos e o Domingo de Páscoa. San José, Heredia, Cartago e San Joaquín de Flores são as cidades que atraem mais visitantes por esta ocasião. Se escolher a Costa Rica para passar as suas férias da Páscoa, aproveite para provar algumas das iguarias desta época: sopa de bacalhau seco, chiverre (pastelaria tradicional), pan casero (pão doce achatado) e pudim de arroz.

Carnival de Puerto Limón Costa Rica
© Instituto Costarricense de Turismo (ICT)

Carnaval de Puerto Limón

12 de outubro de 2019
É uma das maiores festas de rua da Costa Rica. Todos os anos a cidade portuária de Limón, no Caribe, é palco de vários desfiles, fogos de artifício e concertos. O Carnaval de Puerto Limón dura uma semana e presta homenagem a Cristóvão Colombo, que desembarcou em Uvita (uma ilha mesmo em frente a Puerto Limón), em 1502, durante a sua exploração do novo mundo. Esta é a altura ideal para sentir toda a herança caribenha da Costa Rica. Com uma grande e vibrante comunidade afro-caribenha, é natural que por esta altura as ruas se encham de sons de reggae e calipso, e o cheiro da comida de rua típica do Caribe. E o melhor de tudo? Não precisa de pagar nada para entrar nos festejos.

La Ruta de los Conquistadores
© Instituto Costarricense de Turismo (ICT)

La Ruta de los Conquistadores

31 de outubro a 2 de novembro de 2019
Este não é para os fracos de coração... nem de pernas. La Ruta de los Conquistadores, conhecida simplesmente como “La Ruta”, é a principal corrida de ciclismo de montanha realizada na Costa Rica. É considerada por muitos como a mais difícil do mundo, uma vez que os participantes têm de pedalar da costa do Pacífico à costa do Caribe... em apenas três dias! O mesmo percurso que os espanhóis, aka “los conquistadores”, levaram 20 anos a concluir. São 400 quilómetros que anualmente atraem os melhores ciclistas de montanha de todo o mundo. Se pedalar é a sua paixão, ponha de parte cerca de 900 dólares para a inscrição.

Fiesta de los Diablitos Costa Rica
© Instituto Costarricense de Turismo (ICT)

Fiesta de los Diablitos

30 de dezembro de 2019 - 2 de janeiro de 2020
Na verdade, este festival acontece durante todo o mês de dezembro, mas é nos últimos dias que assume maior relevo. Na cidade de Boruca, no sudoeste da Costa Rica, acontece a celebração indígena mais famosa do país. O evento conta uma história alternativa da conquista espanhola, com os homens a usarem máscaras de diabo feitas em madeira e trajes elaborados para encenar, através da dança, a batalha entre os "diablitos" (indígenas) e o "touro" (tropas espanholas). No último dia das festividades, os “diablitos” vencem o “touro”, que é incendiado, seguindo-se celebrações que duram a noite toda. Quer melhor sugestão para a próxima passagem de ano?

Booking.com

Nota da Surfer Girl: Este post tem por base informação cedida pelo Turismo da Costa Rica. Para mais informações, visite o site oficial — www.visitcostarica.com

Eventos na Costa Rica Em 2019

Gostou do Post? Faça Pin para mais tarde.
Comments

    error: Content is protected !!