Halloween: 6 Locais Que Inspiraram Grandes Filmes de Terror

Halloween Melhores Filmes de Terror

Chega o Halloween e começo a pensar em coisas para fazer na noite mais creepy do ano. Ficar em casa e ver um filme de terror é sempre uma boa opção. O interessante é que não resisto a um bom clássico, apesar dos filmes de hoje serem cada vez mais bem feitos e realistas.

Como qualquer película, também os filmes de terror têm os seus cenários, muitos imprescindíveis para marcar o tom da história. Dos Estados Unidos, ao Médio Oriente ou à Europa, aproveite o meu top de filmes de terror para fazer uma viagem diferente a locais de assombrar.

Glacier National Park, Montana, EUA

Saint Mary Lake Glacier National Park
Photo: © Ken Thomas

O Glacier National Park, localizado no estado de Montana, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, é um dos parques naturais mais importantes da região. Por aqui pode encontrar cerca de 130 lagos, mais de mil tipos diferentes de plantas e centenas de espécies animais.

Mas este local, já tão importante pelo seu ecossistema, foi igualmente palco para as gravações do famoso filme de Stanley Kubrick, “The Shining” (1980).

A cena de abertura leva-nos a sobrevoar as águas do Glacier National Park e a seguir a viatura que transporta o protagonista pelas estradas sinuosas que levam ao hotel onde tudo se vai passar. Isto acompanhado por uma banda sonora que nos traz um arrepio à espinha. O “The Shining” é e continua a ser um clássico do Halloween!

Apenas por curiosidade, o hotel que aparece no filme (pelo menos as imagens exteriores, uma vez que a maioria das cenas foram filmadas em estúdio) é o Timberline Lodge e não fica no Glacier National Park, mas em Mount Hood, no Oregon.

Bodega Bay, Califórnia, EUA

Para mim, um dos filmes de terror de todos os tempos! Com a tecnologia empregue no cinema aos dias de hoje, o “The Birds” (“Os Pássaros”) de Alfred Hitchcock pode parecer para muitos coisa de meninos, mas temos que ter em conta que o filme estreou em 1963 e ainda hoje nos provoca arrepios.

As cenas de abertura levam a personagem principal a percorrer as ruas de São Francisco, mas é em Bodega Bay, a cerca de 50 milhas mais a norte, que tudo se passa.

Na realidade, a pequena vila piscatória é um local muito procurado pelas aves migratórias e não é de todo invulgar passarem por lá os adeptos de birdwatching.

Desde que o filme foi lançado, Bodega Bay ganhou fama. E se tivermos em conta que nas estradas próximas daquela povoação foram também filmadas algumas cenas do filme “I Know What You Did Last Summer” (“Sei o Que Fizeste o Verão Passado”), podemos dizer que este é local a visitar pelos fãs de cinema de terror.

E uma coisa vos digo: na minha viagem à Califórnia reparei que existem corvos por tudo o que é sítio naquele estado norte-americano… e tanto que me lembrei deste filme. 😉

Toronto, Canadá

Toronto Canadá
Photo: @ Al x on Unsplash

Falando em Hitchcock, lembrei-me do clássico “Psycho”, mas ao invés de vos levar novamente até uma das localizações escolhidas pelo mestre do suspense, decidi avançar um pouco no tempo até outro clássico do terror: “American Psycho” (“O Psicopata Americano”).

Engane-se, como eu, aquele que pense que o filme que tem Christian Bale no papel principal foi filmado em Manhattan, Nova Iorque.

Sim, houveram algumas cenas que passaram por lá, mas a maioria do filme foi gravado em Toronto, no Canadá.

Do escritório “Pierce & Pierce”, onde o personagem trabalha, aos vários restaurantes e bares por onde passa, tudo foi orquestrado numa das principais cidades canadianas.

Seneca Creek State Park, Maryland, EUA

Seneca Creek State Park, Maryland, EUA
Foto: © Nicolas Raymond / CC 2.0

Em 1999, um filme deixou o mundo todo a tremer nas cadeiras e a pensar se aquelas imagens eram mesmo reais. O “The Blair Witch Project” foi divulgado como sendo gravações reais, encontradas na floresta junto de uma pequena povoação do Maryland chamada Burkittsville. A história: três estudantes de cinema a fazer um documentário sobre uma lenda local desaparecem na floresta.

Pouco depois da estreia do filme, o mito foi quebrado e a película identificada como ficção. Mas tal não impediu que milhares de fãs fossem a Burkittsville à procura de pistas sobre o desaparecimento misterioso dos jovens.

Na verdade, apenas a cena do cemitério, logo no início, foi captada em Burkittsville. As imagens mais marcantes na floresta tiveram lugar no Seneca Creek State Park.  

Este bonito parque estende-se por 2.500 hectares e é muito procurado por adeptos de pesca, mas também pelos trilhos ideais para caminhadas ou btt. De assustador não tem nada… excepto se for sozinho/a… à noite… no Halloween…

Hatra, Iraque

Photo: © Staff Sgt. JoAnn Makinano

Mas nem todos os filmes de terror marcantes são filmados exclusivamente nos Estados Unidos ou numa floresta assustadora. O “The Exorcist” (“O Exorcista”) teve grande parte das suas cenas gravadas em Georgetown, Washington, mas o realizador William Friedkin leva-nos até ao Iraque para as cenas iniciais que lançam o mote para um dos maiores filmes de terror de sempre.

Sob o som de rezas muçulmanas, somos levados para uma escavação em Hatra, onde são descobertos achados arqueológicos, entre eles uma estátua do demónio Pazuzu, deus demoníaco da antiga Babilónia. O “arqueólogo” é o padre que mais tarde irá ajudar a jovem possuída e a imagem de Pazuzu volta a aparecer numa das cenas do final do filme.

Mosul e Al Mawsil são outras das localizações iraquianas por onde andaram as equipas de filmagem de “The Exorcist” antes da sua estreia em 1973.

Cesky Krumlov, República Checa

Cesky Krumlov
Photo: © Marco Verch / CC 2.0

Termino com um dos filmes de terror que ficou na minha lista de mais assustadores de sempre. Lembro-me bem de quando o fui ver ao cinema… confesso que até hoje foi um dos que me deu volta ao estômago…

O “Hostel” leva dois amigos backpackers à Eslováquia, atrás de um alojamento com fama de ser repleto de miúdas giras. Porém, a aventura passa a pesadelo, com eles a morrerem nas mãos de homens ricos que pagam fortunas para matar e torturar outros seres humanos.

Mas esqueça a Eslováquia porque todo o filme foi filmado no país vizinho, a República Checa.

A pequena vila onde os personagens principais chegam é, nem mais nem menos, do que Cesky Krumlov, cujo centro histórico é considerado Património da Humanidade pela UNESCO.  São várias as cenas gravadas nesta localização, bem como é bem real a existência do Museu da Tortura.

O que achou desta lista de locais que inspiraram filmes de terror? É fã do Halloween? Já visitou alguns destes destinos? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não se esqueça de também partilhar este post nas suas redes sociais. Feliz Halloween!

6 Locais Que Inspiraram Filmes de Terror Para Este Halloween

halloween filmes de terror
Gostou do post? Faça Pin!
Comments

    error: Content is protected !!