Em Busca do Próximo Destino

Livro Próximo Destino Viagens

Quando vi que a Carla Mota e o Rui Pinto tinham lançado um livro, tinha que correr a espreitar. Aliás, já estava a ler o “No Princípio Estava o Mar” do Gonçalo Cadilhe, para fazer o review aqui no blog, quando coloquei em standby para poder desfolhar este “Próximo Destino”.

A Carla e o Rui, autores do blogue “Viajar Entre Viagens”, são dois viajantes portugueses que sigo há já algum tempo. Os dois correm o mundo de fio a pavio e dão sempre boas dicas e sugestões nos posts que escrevem.

A proposta que fazem neste “Próximo Destino” é de “viagens de sonho à medida da sua carteira”. E quem não quer viajar sem pagar muito?!

Livro Próximo Destino Viagens

Roteiros traçados para o Próximo Destino

O “Próximo Destino” não é um livro para ler de uma só vez. Pelo menos na minha opinião. Afinal, quem lê um guia de viagem como se fosse um romance? E é isso que esta obra é: um conjunto de roteiros, traçados de modo a não ferir muito os orçamentos, mas sem perder de vista as atrações principais.

Se por um lado, a maioria dos roteiros trazidos pela Carla e o Rui mostram que há vários destinos que estão ao nosso alcance, houve outros que para mim foram um balde de água fria. O Japão e a Patagónia, que sempre estiveram na minha lista, são de facto lugares caros e ainda tenho que encher muitos porquinhos-mealheiros para lá chegar.

Por outro lado, menos de 300€ para visitar Istambul (Turquia) ou 500€ para um fim de semana prolongado em Moscovo (Rússia) não me parecem excessivos. E isto incluindo o preço da passagem aérea.

Livro Próximo Destino Viagens

Dicas que valem ouro

Outra das grandes características deste “Próximo Destino” são as notas deixadas pelos autores sobre alojamento e transportes em cada um dos locais abordados. É aqui que pode fazer toda a diferença gastarmos mais ou menos dinheiro numa viagem. E não deixe de procurar as pequenas caixas com dicas que vão sendo deixadas ao longo dos textos.

No geral, gostei muito do livro e não achei nada que pudesse apontar como negativo… talvez a única coisa que me fez pensar foi o modo abrupto como acaba. Estamos a ler sobre o Zanzibar e… pumba, folha em branco, contra-capa. Não sei, talvez colocasse um mapa-mundo com todos os destinos do livro assinalados, ou umas páginas vazias com o título “agora planeie o seu próximo destino”. Mas estas são sugestões minhas e o final em nada prejudica o livro.

Livro Próximo Destino Viagens
Perfeito para dias de chuva em casa a sonhar com outras paragens!

Resumindo: é uma obra muito indicada para quem vai viajar para um destes lugares e precisa de dicas ou para inspirar futuras viagens. Para além de que, como jornalista, não posso deixar de louvar bloggers que ainda veem valor no papel.

  • Os resumos no início de cada destino e os destaques para o alojamento e transporte
  • As pequenas caixinhas com dicas ao longo dos textos
  • Para dizer a verdade, nada a destacar. Talvez tivesse fechado o livro com algo diferente.
Pontuação Final:
5/5

O que achou deste “Próximo Destino”? É um livro que gostaria de ler? Qual o destino com o qual sempre sonhou, mas pensa que não tem dinheiro para lá chegar? Partilhe a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Quer outras sugestões de leitura? Então, espreite “O Grande Bazar Ferroviário” de Paul Theroux.

Gostou do Post? Faça Pin!
Os bloggers Carla Mota e Rui Pinto viraram-se para o papel e escreveram o “Próximo Destino”. Um conjunto de roteiros que nos levam pelo mundo fora, sem fazer mossa no orçamento.
Shop The Post
proximo-destino-mrec
Comments

  • Carla Mota

    Muito obrigada pela review. É também concordo totalmente. Faltou um mapa. Estava pensado inicialmente. Depois o limite de páginas condicionou a versão final. Na próxima edição não vai falhar. Obrigada pelas palavras tão boas e calorosas.

error: Content is protected !!