MEO Rip Curl Pro Portugal — Viagem Até Ao Melhor Evento de Surf do Mundo

MEO Rip Curl Pro Portugal Italo Ferreira

Quem me conhece sabe que não perco o MEO Rip Curl Pro Portugal, uma das etapas do campeonato mundial de surf. Afinal, não é todos os dias que temos surfistas profissionais ao vivo e a cores à nossa frente.

Lembro-me bem da primeira etapa deste campeonato em terras lusas, há 10 anos atrás, não nos moldes que conhecemos hoje, mas como um Search. O The Search era um formato realizado com o apoio da marca de surf Rip Curl que todos os anos propunha levar os craques mundiais a um destino surpresa. Em 2008, Peniche foi esse destino e de cá nunca mais saíram.

A Praia dos Supertubos e os arredores de Peniche oferecem condições extraordinárias para a prática desta modalidade e anualmente a WSL chega à vila para montar o evento.

MEO Rip Curl Pro Portugal Estrutura

Este ano não foi diferente. A prova começou a 16 de outubro e estendeu-se até 20 e no último dia foi o tudo ou nada. Com os surfistas portugueses a saírem de jogo cedo, o público virou toda a atenção para Gabriel Medina, o brasileiro que podia sair de Portugal com o título mundial.

O objetivo saiu furado e a decisão passou para a próxima e última etapa do ano, no Havai, mas a festa continuou a fazer-se em brasileiro, com Italo Ferreira a erguer a taça.

MEO Rip Curl Pro Portugal Troféu
MEO Rip Curl Pro Portugal entrevista
MEO Rip Curl Pro Portugal vencedor

Todos os anos pondero se vou ou não a Peniche ver a etapa do WCT (World Championship Tour) e todos os anos acabo por não resistir e ir.

Penso nas enchentes, no desconforto que pode ser ficar na praia horas à espera que a prova comece, no arriscar apanhar um escaldão com o sol forte ou uma molha com a chuva. Mas a energia que se sente na praia com o público a dar tudo — sim, os fãs portugueses são espetaculares! 😉 —, o privilégio que é assistir ao vivo ao surf dos melhores surfistas do mundo, as batalhas dentro de água, as alegrias e tristezas de vencedores e vencidos, tudo faz com que valha a pena a viagem.

MEO Rip Curl Pro Portugal surf
MEO Rip Curl Pro Portugal fã Gabriel Medina
MEO Rip Curl Pro Portugal Público

Por isso, se me perguntam se devem viajar até Peniche para assistir ao MEO Rip Curl Pro Portugal, eu respondo que “sim, sem dúvida!”

Claro que há sempre certos fatores a ter em consideração, como estes que aqui deixo:

Como Preparar a Sua Viagem ao MEO Rip Curl Pro Portugal

Se vem de longe, reserve alojamento com alguma antecedência, uma vez que as estadias costumam lotar por esta altura.

Se quer acompanhar todo o campeonato, saiba que o período de espera (tempo durante o qual a prova pode realizar-se, estando sujeito às condições do mar) pode ser de 10 dias, por isso, talvez seja melhor marcar férias para essa altura. Mesmo que a prova se realize logo em quatro dias, pode sempre usar o tempo que resta para descobrir a região.

Antes de sair de casa informe-se no site da WSL se a prova está on, para que a viagem não seja em vão.

Chegue cedo ao local do evento, principalmente se for fim de semana ou o último dia de prova. Por norma, a afluência à praia é grande, por isso, vá cedo e assegure um bom lugar para o carro e no areal.

E porque não partilhar boleia com alguém que também vá? Poupa chatices e o ambiente agradece.

Nos dias de campeonato, a ação pode começar logo ou ficar on hold durante várias horas. Prepare-se para passar bastante tempo na areia. Leve comida, bebida e uma cadeira ou toalha para que esteja confortável. Existe uma área de restauração, caso não queira ir carregado/a, mas poderá ter que lidar com filas.

Antes de ir, informe-se sobre o estado do tempo. Proteja-se com um chapéu de sol ou de chuva, consoante for a previsão. E não esqueça um casaco porque as manhãs e finais de dia costumam ser bastante frescos por esta altura.

Por último, muito importante: não deixe lixo na areia e não pise as dunas. Respeite a praia! Dê o exemplo.

Se tiver alguma dúvida sobre o MEO Rip Curl Pro Portugal deixe na caixa de comentários. Terei todo o gosto em responder. Se já tiver ido até Peniche assistir à prova, diga-me o que achou. Vou adorar saber a sua opinião.

Se gostou deste artigo ou achou útil as dicas que aqui deixo, partilhe nas suas redes sociais. Espalhe a palavra! 😉

Gostou do Post? Faça Pin!
Comments

    error: Content is protected !!