Sossego algarvio em Cacela Velha

Perto de Cacela Velha, no Algarve, a D. Deolinda, já habituada a estas andanças, esperava à beira da estrada pelos lisboetas (aka, eu e o meu namorado) que iriam ocupar a casa pela noite.

Ainda lhe pedimos a morada, mas a resposta ao telefone foi no mínimo curiosa: “ah, aquilo é uma espécie de monte. Não tem morada. Mas assim que saírem da 125 para Santa Rita liguem-me”.

Assim foi. Ligámos e pouco depois encontrámos a senhora, pronta para nos conduzir até à habitação. É bem possível que a mesma tenha morada oficial, mas a simpática algarvia quis levar-nos pessoalmente. Queria dar-nos a chave e as indicações mínimas (a luz liga-se aqui, o quarto é ali, a cozinha é acolá…). Se bem que o tamanho e disposição da pequena casa não deixa margens para dúvidas.

Arte e Conforto

Facilmente descobri que este é local perfeito para dias de sossego passados a dois. Até porque se trata de um open space (à excepção da casa de banho), sendo o quarto uma simpática mezanine. Mas o que torna este espaço tão especial são os detalhes.

Por esta altura, o mais indicado é fazer o disclamer que o alojamento pertence a um amigo (e seu sócio), que é simultaneamente artista. A sua especialidade são trabalhos que conjugam madeiras antigas e peças em ferro. Tudo elementos reciclados.

São essas peças de arte que dão o charme a este local. Desde as cadeiras da mesa de refeições, à cabeceira da cama ou aos dois grandes quadros na parede. Ao longe são bonitos peixes, mas de perto são uma amálgama de peças ferrugentas e pedaços de madeira pintada. Aqui, até o grande remo que serve de corrimão para o andar superior, foi encontrado na praia.

Cacela VelhaPIN IT!

Cacela VelhaPIN IT!

Silêncio e Ar Livre

O espaço, apesar de amplo, consegue ser bastante acolhedor e a cama é super confortável. É fácil adormecer sem dar pela noite passar.

E, como se não bastasse o interior, o exterior é outro local que logo me chamou a atenção. Não existe piscina — mas quem precisa de uma quando estamos a dois passos de algumas das melhores praias do sotavento algarvio?

Os proprietários construíram um canto cheio de verde e que se torna num dos sítios mais simpáticos da casa. Ali podemos entregar-nos a horas de leitura à sombra do grande chapéu ou partilhar longas refeições. Não falta o churrasco e, caso o calor aperte, a mangueira está à disposição.

Cacela VelhaPIN IT! Cacela VelhaPIN IT! Cacela VelhaPIN IT!

 

O que acharam deste alojamento em Cacela Velha? Se ainda têm dúvidas acerca do local, podem ver este pequeno vídeo que fiz! Espero que gostem!

Nota da Surfer Girl: Apesar de um dos proprietários ser meu amigo, paguei a minha própria estadia e nunca me foi pedido que partilhasse a minha experiência. Faço-o porque gostei muito do alojamento e acredito que este pode ser uma ótima alternativa às estadias mais tradicionais do Algarve.

 

Alojamento em Cacela Velha

Cacela VelhaPIN IT!

Gostou do Post? Faça Pin!

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Comments