Sossego algarvio em Cacela Velha

Cacela Velha

Perto de Cacela Velha, no Algarve, a D. Deolinda, já habituada a estas andanças, esperava à beira da estrada pelos lisboetas (aka, eu e o meu namorado) que iriam ocupar a casa pela noite.

Ainda lhe pedimos a morada, mas a resposta ao telefone foi no mínimo curiosa: “ah, aquilo é uma espécie de monte. Não tem morada. Mas assim que saírem da 125 para Santa Rita liguem-me”.

Assim foi. Ligámos e pouco depois encontrámos a senhora, pronta para nos conduzir até à habitação. É bem possível que a mesma tenha morada oficial, mas a simpática algarvia quis levar-nos pessoalmente. Queria dar-nos a chave e as indicações mínimas (a luz liga-se aqui, o quarto é ali, a cozinha é acolá…). Se bem que o tamanho e disposição da pequena casa não deixa margens para dúvidas.

Arte e Conforto

Facilmente descobri que este é local perfeito para dias de sossego passados a dois. Até porque se trata de um open space (à excepção da casa de banho), sendo o quarto uma simpática mezanine. Mas o que torna este espaço tão especial são os detalhes.

Por esta altura, o mais indicado é fazer o disclamer que o alojamento pertence a um amigo (e seu sócio), que é simultaneamente artista. A sua especialidade são trabalhos que conjugam madeiras antigas e peças em ferro. Tudo elementos reciclados.

São essas peças de arte que dão o charme a este local. Desde as cadeiras da mesa de refeições, à cabeceira da cama ou aos dois grandes quadros na parede. Ao longe são bonitos peixes, mas de perto são uma amálgama de peças ferrugentas e pedaços de madeira pintada. Aqui, até o grande remo que serve de corrimão para o andar superior, foi encontrado na praia.

Cacela Velha

Cacela Velha

Silêncio e Ar Livre

O espaço, apesar de amplo, consegue ser bastante acolhedor e a cama é super confortável. É fácil adormecer sem dar pela noite passar.

E, como se não bastasse o interior, o exterior é outro local que logo me chamou a atenção. Não existe piscina — mas quem precisa de uma quando estamos a dois passos de algumas das melhores praias do sotavento algarvio?

Os proprietários construíram um canto cheio de verde e que se torna num dos sítios mais simpáticos da casa. Ali podemos entregar-nos a horas de leitura à sombra do grande chapéu ou partilhar longas refeições. Não falta o churrasco e, caso o calor aperte, a mangueira está à disposição.

Cacela Velha Cacela Velha Cacela Velha

 

O que acharam deste alojamento em Cacela Velha? Se ainda têm dúvidas acerca do local, podem ver este pequeno vídeo que fiz! Espero que gostem!

Nota da Surfer Girl: Apesar de um dos proprietários ser meu amigo, paguei a minha própria estadia e nunca me foi pedido que partilhasse a minha experiência. Faço-o porque gostei muito do alojamento e acredito que este pode ser uma ótima alternativa às estadias mais tradicionais do Algarve.

 

Alojamento em Cacela Velha

Cacela Velha

Gostou do Post? Faça Pin!

GuardarGuardar

GuardarGuardar

Vai também gostar de ler:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

%d bloggers like this: