5 Spots de Surf na Califórnia Que Não Pode Perder

Califórnia

Desde cedo que a Califórnia se assumiu como um dos principais destinos de surf do mundo. Afinal, muitas das raízes e histórias do desporto foram também aqui construídas.

Desde a inspiração musical dos Beach Boys — lembram-se do “California Girls”? — a lendas do surf, como Tom Curren ou Miki Dora, este estado norte-americano não deixa nenhum surfista indiferente.

Muitas são as praias que podia destacar neste artigo como Huntington Beach, a chamada “surf city”, ou Mavericks, local lendário para surfistas de ondas grandes, mas os cinco spots que se seguem foram aqueles que mais me marcaram durante a minha viagem a esta parte do mundo.

 

Rincon

É um clássico da Califórnia! Na localidade de Carpinteria, na fronteira entre os condados de Santa Barbara e Ventura, esta baía funciona com três ondas distintas que, dependendo das ondulações, podem chegar a funcionar em simultâneo.

Desde surfistas de mão cheia, como Tom Curren, ex-campeão mundial e local daquela praia, ou famílias de longboarders que povoam o areal, em Rincon respira-se surf e ensina-se às gerações mais novas o que é ser surfista na Califórnia.

Com um fundo constituído de pedra e areia, lembro-me o quanto foi divertido fazer aquelas ondas, em especial nos dias em que grupos de golfinhos decidiram partilhar umas ondas.

Rincon Califórnia

 

Trestles

Lower Trestles, ou simplesmente Trestles, como é vulgarmente  chamado, é um dos spots de surf mais emblemáticos da Califórnia. Não só pela qualidade das ondas, como por ter acolhido várias provas do campeonato mundial de surf.

Situado em pleno Parque Estatal de San Onofre, perto de San Clemente, este spot de surf é mais indicado para quem já tem alguma experiência no desporto. Até porque o nível dentro de água é elevado.

Mas não se deixe intimidar. Mesmo ao lado tem Upper Trestles, uma opção mais simples mas igualmente divertida.

Para chegar ao areal vai ter que percorrer a pé um caminho ainda longo, que passa pela linha de comboio. Por isso, evite ir muito carregado.

Trestles Califórnia

 

Malibu

Muito popular, a praia de Malibu é conhecida por albergar muitas casas de artistas de Hollywood, tal é a proximidade à cidade de Los Angeles.

No caminho da Pacific Coast Highway, por aqui reina o espírito do surf clássico, aquele que apetece entrar para a água com um longboard e tentar infinitos nose rides.

Passar o dia por aqui ou até pernoitar não é para todos os bolsos. Mas aquela onda merece ser apreciada com calma. Afinal, não é à toa que foi a primeira a ser considerada Reserva Mundial de Surf.

Malibu Califórnia

 

Swami’s

Na cidade de Encinitas, a mesma que viu crescer o emblemático surfista Rob Machado, vai encontrar Swami’s. Localizada no condado de San Diego, esta praia é procurada por surfistas de vários níveis, dada variadade de ondas que oferece.

O acesso faz-se do topo de uma falésia, onde se encontra o parque de estacionamento e de onde pode ter uma visão ampla sobre o mar. Perfeito para avaliar as condições.

Facto curioso: “Swami’s” começou por ser uma alcunha dada pelos surfistas àquela praia, uma vez que ali se encontrava o ashram do guru Swami Paramahansa Yoganansa, construído em 1937. A denominação viria mais tarde a ser oficializada.

Swami's Califórnia

 

Santa Cruz

Outro spot imperdível de surf na Califórnia, Santa Cruz tem uma longa história ligada ao surf. Steamer Lane — ou Steamer’s — é considerado como um dos melhores reef points do mundo. Aqui encontra quatro picos de onda diferentes: Indicators, Middle Peak, The Slot and The Point. Cada um mais dificil que o outro.

Se é iniciante, este não é um local indicado para si. Mas pode sempre experimentar Cowell Beach.

Por Steamer Lane já passaram grandes nomes do surf mundial e muitos surfistas conhecidos começaram por aqui o seu caminho, como é o caso de Peter Mel. Esta é também a terra de Jack O’Neill, o grande responsável pela criação do fato de surf nos anos 1960.

Para conhecer toda a história desta Reserva Mundial de Surf, nada como uma visita ao Santa Cruz Surfing Museum localizado no farol com vista para Steamer Lane.

Santa Cruz Califórnia

Agora é a vossa vez! Destas cinco praias, qual a que gostariam de conhecer? Fazer surf na Califórnia está nos vossos planos de viagem? Dêem a vossa opinião na caixa de comentários.

E se gostaram do post, não se esqueçam de partilhar nas vossas redes sociais. 😉

 

Surf na Califórnia

Surf na Califórnia Pinterest

Comments

    error: Content is protected !!